Em Lucas 15: 11-32, o Senhor nos leva à compreender o que realmente é o Seu Amor.
O trecho que destaquei corresponde à conhecida parábola do filho pródigo, aquele filho que se antecipou em pedir a parte da herança que lhe caberia, após o óbito de seu pai, que ainda vivia, para "ganhar o mundo".
Esse filho, de certo, entristeceu terrivelmente a seu pai e indignou seu irmão, pois tomou posse de sua herança antes que seu pai viesse a morrer, deixando os seus afazeres na propriedade de seu pai e seu irmão completamente sobrecarregado.
Entretanto, esse filho desperdiçou seus bens, pois adotou um estilo de vida totalmente irresponsável e desmedido. Resultado disso? Veio um período de fome na região em que ele passou a viver e, sem recursos, começou a passar necessidades, vindo, até mesmo a desejar a refeição dos porcos para se alimentar.
Até que tal filho relembrou da bênção que era a casa de seu pai e, para ali, resolveu voltar.
Temeroso, ensaiou até mesmo o seu discurso de arrependimento, contudo, ao voltar, encontrou seu pai de braços abertos. Esse pai se apressou em recebê-lo, vesti-lo e adorná-lo, pois considerava que seu filho havia morrido, mas, agora, havia tornado a viver, mesmo diante da indignação de seu outro filho, o que havia permanecido em casa, esse pai comemorava, pois o seu amado filho, que reputava morto, estava vivo.
Quantos de nós fomos como o filho pródigo? Quantos de nós fomos ansiosos, soberbos, ingratos e teimosos? Quantos de nós desperdiçamos tudo o que o Senhor nos deu em vida? Quantos de nós, por muitas vezes, aceitamos viver de migalhas, porque tivemos pressa? Não responda para mim. Não precisa.
Todos nós fazemos esse caminho. Nascemos, aprendemos a andar, crescemos um pouco e... Achamos que tudo sabemos e que não precisamos de mais ninguém além de nossos sonhos e vontades... Grande engano.
Perseguimos as bênçãos que pensamos ter direito, isso é fato, insistimos em realizar os nossos sonhos, pois achamos merecer sermos plenamente felizes, não importa o que tenhamos de fazer para alcançar isso, aceitamos pagar todo e qualquer tipo de preço.
Aí vem o grande divisor de águas, as consequências de nossas escolhas. Solidão, medo, frio e fome. Restamos um mero borrão da bela obra de arte que até então tínhamos sido, uma mera lembrança do que poderíamos ter sido um dia.
Aí vem aquela voz: Eu tô aqui!
DEUS se apresenta a você, querendo te abraçar, te dizer que está tudo bem e que Ele perdoou você, que vai te ajudar a superar cada consequência de suas erradas escolhas, pois Ele TE AMA. Como aquele pai que considerava o filho já morto, o Senhor estende Sua mão e te chama pra viver de novo, em Seus braços, com todo o Amor que Ele tem pra te dar. E quanto Amor...
Um dia, me senti só, tive medo, senti frio e um terrível vazio dentro de mim e Ele se apresentou a mim, me chamou de volta pra casa, pois o meu lugar não era correndo atrás do vento, mas caminhando ao lado d'Ele, envolto no Seu Amor, em segurança e Paz, O amando e obedecendo-O. Eu escolhi voltar pra casa e voltei e não lembro mais o que significa a palavra tristeza, mas entendo muito bem o que significa a palavra felicidade.
Volta pra casa, filho. O Pai está te esperando.
A Paz.
Um cantinho onde os pensamentos são voltados para a Bíblia, para a Palavra do Senhor, para refletirmos sobre o que Ele tem a nos dizer e fazer por nós. Fique a vontade e aproveite cada momento de leitura, pois, aqui, você também está na presença do Pai.
sábado, 31 de agosto de 2013
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Pense em Jesus!!
"Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos." (Hebreus 12:3)
A vida pode
ser dura, ás vezes, mesmo para uma pessoa que segue a Jesus, que é amiga d'Ele e
que procura viver da maneira que Ele quer. O cara que escreveu essa carta sabia
disso e ele queria estar certo de que estes cristãos (e você também) iriam
ficar firmes mesmo quando os tempos fossem difíceis.
A resposta
para as suas horas de dificuldade é apegar-se a Jesus. Substitua os seus
pensamentos negativos por pensamentos sobre a esperança e a graça que o Senhor
tem para você. Não fique se lamentando como a sua vida é ruim. Isso se chama
autopiedade e não é nada bom para você. Não fique se preocupando sobre o quanto
as coisas podem ficar mais difíceis. Não perca tempo se preocupando sobre o que
as pessoas pensam de você. Concentrar-se nessas coisas é justamente uma receita
para a depressão.
Ao invés
disso, coloque a sua mente em Jesus. Ele tem uma solução para você! Quando
outras pessoas tentarem desviar a sua atenção, volte os seus pensamentos para
Ele. Pense sobre a maneira como Ele viveu Sua mansidão, Sua alegria, Sua
misericórdia, Sua paciência com as pessoas que não a mereciam. Pense sobre a maneira
pela qual Ele morreu, o incrível sacrifício que Ele fez por você. Louve-o pela
sua bondade, por ser tão sensacional. Agradeça a Ele o amor que Ele derrama
sobre você. Olhando coisas como estas, é difícil ficar desanimado. Ele ajudará
você!
Por Synaia Rodrigues.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
A Graça do Senhor te basta
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."(Mateus 6:34).
Muitas são nossas preocupações, medos, dúvidas... Mas no Senhor deve residir nossas certezas. O Ontem já é superado, já não pode ser mudado. O Amanhã ainda nem nasceu, nem sabemos o que poderíamos fazer para melhorá-lo. E agora? O que fazer? Se desesperar?
Jamais!
O apóstolo Paulo, com aparente inquietação a respeito do espinho que tinha em sua carne (2 Coríntios, 12: 6-8), orou ao Senhor sobre tal e obteve a seguinte resposta do Pai e, por fim, concluiu: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na
fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para
que em mim habite o poder de Cristo."(2 Coríntios 12:9). Novamente, a Palavra do Senhor nos direciona a reconhecer a dependência que temos do Senhor. Diante d'Ele, restamos frágeis e pequenos e, se não for por Sua vontade, nada podemos fazer.
O relacionamento com DEUS nos fortalece, a Sua Graça, por meio do Seu Filho Jesus Cristo, através do Santo Espírito, é suficiente a cada um de nós para que vivamos em Paz, os nossos dias. A ansiedade e angústia afastam o Senhor de nossas vidas, abrem os portões da soberba e vaidade e anunciam tragédias e confusões inumeráveis.
Quando você admite sua fraqueza e a coloca diante dos pés do Senhor, dá a Ele a legalidade para agir na sua vida. Confie no Senhor. Busque o relacionamento com Ele e Ele tudo providenciará. Ele te orientará a preparar a terra, pois Ele sabe quando mandará a chuva, Ele não dorme e TUDO sabe. O tempo do Senhor é perfeito! O Pai jamais erra!
A Graça do Senhor me basta. A Graça do Senhor te basta. Que o Santo Espírito do Senhor te guie nessa busca pela Paz, pela Fé e pelo Amor ao Senhor. Que Ele te oriente em todos os seus passos e decisões, pois as veredas (os caminhos) do Senhor são perfeitas.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Medida do Perdão
Hoje, eu gostaria de comentar sobre a seguinte passagem : "Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês." Mateus 7:2. Confesso que procurava uma passagem específica para falar sobre perdão, mas essa passagem, realmente, foi inspiradamente apontada.
Vivemos imersos na cultura do "eu posso, eu quero, eu faço, do meu jeito" e pouco, ou nada, atentamos para os desejos do Senhor para nós. Somos ensinados, desde pequeninos, a devolver tudo "na mesma moeda", tanto o que nos fazem de bom, quanto o que nos fazem de ruim. Somos "cultivados" a praticar valores do Código de Talião, ou seja, "olho por olho, dente por dente".
Infelizmente, não somos educados a praticar o perdão. A palavra invoca o seu radical, perda, exatamente isso, perder algo em favor do amor, em favor do Amor a DEUS, em favor de Sua infinita misericórdia e justiça. Quando perdoamos, nos livramos de uma pesada e dolorida carga de dores, mágoas e feridas que não deixamos que cicatrizem, mas que permanecem ali.
Quando não perdoamos, afastamos o Senhor de Seu lugar em nossas vidas, praticamos soberba e vaidade e nos imbuímos do papel de julgadores, nos tornamos juízes de nossas causas, árbitros de acordo com nossas vontades, vorazes condenadores das falhas alheias.
A prática do orgulho, em qualquer ou todas as suas variantes, cega o Homem, o faz percorrer lamentáveis caminhos os quais o faz acreditar e sentir que é um deus, usurpando (roubando) do Pai aquilo que Lhe pertence.
A passagem acima transcrita nos revela uma séria advertência dada pelo Senhor Jesus ao nos mostrar que da forma que julgamos, da mesma forma nos colocamos e colocaremos em juízo (julgamento) perante o Senhor Todo Poderoso.
Em Mateus 5:38-39 (Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Mas Eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.), o Senhor Jesus nos aconselhou como proceder diante de uma ofensa, que não procurássemos vingança, mas que viéssemos a adotar uma postura pacífica, que evitemos contendas e que, assim deixemos que o Senhor assuma a direção da situação e faça conforme Sua perfeita vontade.
Confesso que, por toda a minha vida, sempre tive muita dificuldade em perdoar, em me livrar de tanta carga acumulada durante a minha vida, contudo, por incontáveis vezes vim sendo confrontado com a Palavra do Senhor e o Pai vem usando pessoas e situações para me admoestar. Ainda estou longe de ser um exemplo no quesito perdão, mas decidi quebrar o círculo do ódio, de viver uma nova vida e largar toda a carga de tristezas e frustrações. Decidi devolver ao Senhor o Seu trono de juiz e esperar n'Ele e, assim, tomar posse da Paz que o Senhor Jesus garantiu a todos nós.
Que tal, você também, quebrar o círculo de ódio que possa ter em sua vida? Deixe o Espírito Santo te guiar para isso, alimente-se do que a Palavra tem a lhe dizer e busque amar a DEUS, pois Ele nos ama tanto que foi capaz de dar o Seu único Filho em sacrificio, para que quem n'Ele viesse a crer jamais viesse a perecer e pudesse ter a vida eterna, ao lado d'Ele (João 3:16).
A Paz, amados.
Vivemos imersos na cultura do "eu posso, eu quero, eu faço, do meu jeito" e pouco, ou nada, atentamos para os desejos do Senhor para nós. Somos ensinados, desde pequeninos, a devolver tudo "na mesma moeda", tanto o que nos fazem de bom, quanto o que nos fazem de ruim. Somos "cultivados" a praticar valores do Código de Talião, ou seja, "olho por olho, dente por dente".
Infelizmente, não somos educados a praticar o perdão. A palavra invoca o seu radical, perda, exatamente isso, perder algo em favor do amor, em favor do Amor a DEUS, em favor de Sua infinita misericórdia e justiça. Quando perdoamos, nos livramos de uma pesada e dolorida carga de dores, mágoas e feridas que não deixamos que cicatrizem, mas que permanecem ali.
Quando não perdoamos, afastamos o Senhor de Seu lugar em nossas vidas, praticamos soberba e vaidade e nos imbuímos do papel de julgadores, nos tornamos juízes de nossas causas, árbitros de acordo com nossas vontades, vorazes condenadores das falhas alheias.
A prática do orgulho, em qualquer ou todas as suas variantes, cega o Homem, o faz percorrer lamentáveis caminhos os quais o faz acreditar e sentir que é um deus, usurpando (roubando) do Pai aquilo que Lhe pertence.
A passagem acima transcrita nos revela uma séria advertência dada pelo Senhor Jesus ao nos mostrar que da forma que julgamos, da mesma forma nos colocamos e colocaremos em juízo (julgamento) perante o Senhor Todo Poderoso.
Em Mateus 5:38-39 (Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Mas Eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.), o Senhor Jesus nos aconselhou como proceder diante de uma ofensa, que não procurássemos vingança, mas que viéssemos a adotar uma postura pacífica, que evitemos contendas e que, assim deixemos que o Senhor assuma a direção da situação e faça conforme Sua perfeita vontade.
Confesso que, por toda a minha vida, sempre tive muita dificuldade em perdoar, em me livrar de tanta carga acumulada durante a minha vida, contudo, por incontáveis vezes vim sendo confrontado com a Palavra do Senhor e o Pai vem usando pessoas e situações para me admoestar. Ainda estou longe de ser um exemplo no quesito perdão, mas decidi quebrar o círculo do ódio, de viver uma nova vida e largar toda a carga de tristezas e frustrações. Decidi devolver ao Senhor o Seu trono de juiz e esperar n'Ele e, assim, tomar posse da Paz que o Senhor Jesus garantiu a todos nós.
Que tal, você também, quebrar o círculo de ódio que possa ter em sua vida? Deixe o Espírito Santo te guiar para isso, alimente-se do que a Palavra tem a lhe dizer e busque amar a DEUS, pois Ele nos ama tanto que foi capaz de dar o Seu único Filho em sacrificio, para que quem n'Ele viesse a crer jamais viesse a perecer e pudesse ter a vida eterna, ao lado d'Ele (João 3:16).
A Paz, amados.
Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’
Mateus 5:38
Mateus 5:38
Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’
Mateus 5:38
Mateus 5:38
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
Mateus 5:38-39
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
Mateus 5:38-39
Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra
Mateus 5:38-39
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra
Mateus 5:38-39
Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra
Mateus 5:38-39
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra
Mateus 5:38-39
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Mansidão
Ainda, sobre a passagem em Mateus 11, 28-30, vamos tratar da mansidão.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
Normalmente associamos a mansidão a alguém calmo e sereno e, de forma errônea e equivocada, muitas das vezes, pensamos que pessoas mansas são apáticas e que esboçam pouca ou nenhuma reação diante do mundo.
A mansidão é uma característica muito especial, pois ela traduz, antes de tudo, obediência. A pessoa de caráter manso é, de certo, uma pessoa com caráter obediente e voltado ao Senhor, pouco ou nada se encoleriza (se aborrece) e em tudo se coloca em submissão à vontade do Pai.
Novamente chamo a atenção para o fato de que a pessoa mansa não é uma pessoa apática, preguiçosa ou desligada do mundo, pelo contrário, a pessoa mansa submete sua vida e suas questões ao Senhor, põe diante d'Ele as suas dúvidas, questionamentos, vontades e sonhos, por confiar no direcionamento que vem do Pai.
O Senhor Jesus, ao Se colocar como MANSO, nos deixou o legado de obediência ao Senhor Todo Poderoso, pois Ele, Filho Unigênito do DEUS Todo Poderoso, obedeceu a vontade de Seu Pai que está no Céu em vários momentos (Marcos 10: 18; Lucas 18: 19; Lucas 22: 42; João 5: 16-47, por exemplo) e assim nos deu o exemplo do que devemos fazer.
O manso de coração pouco fala, muito observa, em tudo pacifica e em nada contende, mas se posiciona de forma firme com base na Palavra do Senhor e, através d'Ela, com a força do Santo Espírito, ajuda a gerar o bom constrangimento necessário para a mudança, assim como o Senhor Jesus fazia.
Que o Espírito Santo do Senhor nos motive a ter mansidão e nos ajude a encontrar a Paz que o Senhor Jesus nos deixou, para que persigamos a obediência ao Pai e, assim, um relacionamento cada vez maior com Ele.
A Paz.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
Normalmente associamos a mansidão a alguém calmo e sereno e, de forma errônea e equivocada, muitas das vezes, pensamos que pessoas mansas são apáticas e que esboçam pouca ou nenhuma reação diante do mundo.
A mansidão é uma característica muito especial, pois ela traduz, antes de tudo, obediência. A pessoa de caráter manso é, de certo, uma pessoa com caráter obediente e voltado ao Senhor, pouco ou nada se encoleriza (se aborrece) e em tudo se coloca em submissão à vontade do Pai.
Novamente chamo a atenção para o fato de que a pessoa mansa não é uma pessoa apática, preguiçosa ou desligada do mundo, pelo contrário, a pessoa mansa submete sua vida e suas questões ao Senhor, põe diante d'Ele as suas dúvidas, questionamentos, vontades e sonhos, por confiar no direcionamento que vem do Pai.
O Senhor Jesus, ao Se colocar como MANSO, nos deixou o legado de obediência ao Senhor Todo Poderoso, pois Ele, Filho Unigênito do DEUS Todo Poderoso, obedeceu a vontade de Seu Pai que está no Céu em vários momentos (Marcos 10: 18; Lucas 18: 19; Lucas 22: 42; João 5: 16-47, por exemplo) e assim nos deu o exemplo do que devemos fazer.
O manso de coração pouco fala, muito observa, em tudo pacifica e em nada contende, mas se posiciona de forma firme com base na Palavra do Senhor e, através d'Ela, com a força do Santo Espírito, ajuda a gerar o bom constrangimento necessário para a mudança, assim como o Senhor Jesus fazia.
Que o Espírito Santo do Senhor nos motive a ter mansidão e nos ajude a encontrar a Paz que o Senhor Jesus nos deixou, para que persigamos a obediência ao Pai e, assim, um relacionamento cada vez maior com Ele.
A Paz.
domingo, 25 de agosto de 2013
Um testemunho breve
Há uns 2 dias eu havia notado um estranho barulho que vinha da parte da frente do meu carro e, até mesmo por conta de uma lâmpada que não acendia, na região da placa traseira do carro, resolvi ir até a concessionária para o reparo da lâmpada e verificação do barulho.
Ao chegar, expliquei a situação e me disseram que só poderiam resolver a situação da lâmpada, já que o barulho precisaria de um agendamento prévio. Demonstrei minha chateação e indignação com tal procedimento, pois, até onde eu sei, não agendamos defeito algum, nem esperamos que aconteça e, no final, eu queria apenas que olhassem e me dissessem se eu teria de deixar o carro em casa e ter mais algum tipo de cuidado (como guincho para traslado e tal).
Depois de tantas negativas, orei ao Senhor, admiti minha impotência diante daquela situação e pedi perdão por estar tentando resolver por minhas próprias mãos e conhecimento. Foi quando apareceram 2 mecânicos que recolheram o carro e providenciaram a remoção do carro para a oficina, para que fosse realizada a troca da peça e recolocação da lâmpada (que, ao que tudo indica, pareceu ter sido furtada, pois o microsuporte estava quebrado, dentro da aba plástica e coberto com a tampinha da lâmpada.).
Um pouco mais de espera e tudo resolvido.
O Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará (Salmos 23:1). Toda a Honra e toda a Glória para o Senhor, pois sem Ele e Sua força, nada teria sido solucionado.
Admita sempre sua impotência diante das situações e apresente isso, reconhecendo que, sem o Senhor, você nada pode fazer. Lembre-se que Ele, só Ele, quando está ao seu lado, traz Paz, orientação e vitória para sua vida.
A Paz.
P.S.: Logo falaremos sobre Mansidão.
Ao chegar, expliquei a situação e me disseram que só poderiam resolver a situação da lâmpada, já que o barulho precisaria de um agendamento prévio. Demonstrei minha chateação e indignação com tal procedimento, pois, até onde eu sei, não agendamos defeito algum, nem esperamos que aconteça e, no final, eu queria apenas que olhassem e me dissessem se eu teria de deixar o carro em casa e ter mais algum tipo de cuidado (como guincho para traslado e tal).
Depois de tantas negativas, orei ao Senhor, admiti minha impotência diante daquela situação e pedi perdão por estar tentando resolver por minhas próprias mãos e conhecimento. Foi quando apareceram 2 mecânicos que recolheram o carro e providenciaram a remoção do carro para a oficina, para que fosse realizada a troca da peça e recolocação da lâmpada (que, ao que tudo indica, pareceu ter sido furtada, pois o microsuporte estava quebrado, dentro da aba plástica e coberto com a tampinha da lâmpada.).
Um pouco mais de espera e tudo resolvido.
O Senhor é o nosso Pastor e nada nos faltará (Salmos 23:1). Toda a Honra e toda a Glória para o Senhor, pois sem Ele e Sua força, nada teria sido solucionado.
Admita sempre sua impotência diante das situações e apresente isso, reconhecendo que, sem o Senhor, você nada pode fazer. Lembre-se que Ele, só Ele, quando está ao seu lado, traz Paz, orientação e vitória para sua vida.
A Paz.
P.S.: Logo falaremos sobre Mansidão.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Humildade
Como prometido, voltamos a Mateus 11, 28-30.
Dessa vez, vamos tratar da Humildade.
O Senhor Jesus, no trecho destacado acima, orienta assim: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e
humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
A Humildade é o completo oposto do orgulho, pois indivíduo orgulhoso se coloca em uma posição de auto-adoração e supervalorização e si e de suas vitórias, méritos e situações, a ponto de se tornar, para si mesmo, um ídolo que julga merecer homenagens e glórias dadas pelos outros.
O indivíduo humilde, por sua conta, vai em direção oposta, antes de tudo, coloca o Senhor Todo Poderoso em primeiro lugar, dá a Ele o trono merecido, de direção de sua vida, seus planos, vontades e sonhos em todas as áreas da sua vida. O humilde não se coloca em posição de idolatria, pelo contrário, dela foge, procura sempre se ocultar do júbilo coletivo e procura se manter anônimo, para que a presença do Pai, em sua vida, possa aparecer.
O Senhor Jesus é, incontestavelmente, o Filho do Senhor Todo Poderoso, contudo, em nenhum momento de Sua trajetória terrena, esboçou qualquer ato de soberba, rebeldia ou vaidade, pelo contrário, deu exemplo de Amor ao Pai e humildade ao ter sido apresentado no templo após nascer (Lucas 2: 21-24), batizado (Mateus 3: 13-17; Lucas 3: 21-22), ao ratificar (confirmar) e a cumprir a Lei (Mateus 5: 17-18), ao atribuir Seus méritos ao Senhor Todo Poderoso e obedecer a Sua vontade (Marcos 10: 18; Lucas 18: 19; Lucas 22: 42; João 5: 16-47).
A Humildade agrada e alegra o coração do Senhor, pois quem assim procura viver, vive à procura de realizar os anseios do Pai, que são justos e corretos e não nos colocam em riscos, pelo contrário, a Humildade atrai a obediência ao Senhor, que por si só é uma bênção.
O humilde obedece ao Senhor, guarda Seus mandamentos por Amor ao Pai e com alegria, como o próprio Cristo assim fazia e aconselhava a fazer (João 14: 21,24), assim, nos deu Ele mais uma diretriz segura para caminhar rumo a vontade do Senhor Todo Poderoso.
A Paz.
domingo, 18 de agosto de 2013
Jugo
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
Mateus 11, 28-30
Hoje, nesse primeiro blog, eu gostaria de comentar a referida passagem acima.A motivação surgiu enquanto eu assistia a um programa sobre a Bíblia e a ministração tratava do propósito de Jesus ao proferir as palavras ditas acima.
O que mais me chamou a atenção, contudo, foi a reflexão feita sobre a palavra "jugo", isso mesmo, esta palavrinha me saltou a atenção e me fez pensar por uma noite inteira.
Na definição passada pelo ministrante, a qual pude verificar ser verdadeira, jugo corresponde a um pedaço de madeira, semelhante a uma grossa perna-manca ou parte de um troco, colocado no lombo de dois bois, um mais velho e outro mais novo, para que ambos, conjuntamente, pudessem levar o carro de boi (quem conhece agricultura e pecuária vai saber o que digo) e executarem a tarefa.
Na mesma análise, aquele palestrante chamou a atenção para o fato de que era (ou ainda é) um boi mais velho ao lado de um boi mais novo, no intuito de adestrar o boi mais novo sobre a tarefa que deveria ser executada.
Pois bem, tecidas as considerações acima, o ministrante asseverou que Jesus propôs a cada um de nós que tomássemos o jugo d'Ele, pois, diferentemente do jugo agropecuário, é um jugo suave, pois não contém farpas, imperfeições, espinhos ou pregos e, dessa forma, aprenderíamos com Ele como sermos preparados para uma vida ao lado do Pai Todo Poderoso.
Confesso que senti um tremendo choque quando parei para refletir sobre isso. Por tantas e incontáveis vezes li e repeti tal passagem bíblica, mas ainda não havia me sensibilizado para o real significado da proposta de Cristo, através de uma única palavra.
Não, Ele não nos comparou a bois, nem se comparou a um animal. Ele apenas propôs que nos despíssemos (largássemos) de nossos conceitos humanos e, através de uma simples analogia, que passássemos a confiar em Seus ensinamentos e, dessa forma, pudéssemos vir a ter a vida que Ele planejou para cada um de nós, pois a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2) e tem o propósito, também, de nos proteger de... nós mesmos.
Nossos conceitos, egoístas e imediatistas em sua esmagadora maioria, desejam nos conduzir rapidamente a satisfação de nossos anseios, ou seja, muitas vezes, tomados pelo desejo de nos sentirmos realizados, acabamos atropelando a ordem das coisas, muitas vezes, atropelando pessoas pelo caminho (normalmente as que amamos) e, no pior dos casos, a cada um de nós mesmos.
Quando tomamos, para nós, o jugo do Senhor Jesus, aprendemos que temos a necessidade de dependermos d'Ele, de vivermos sob Sua leve vontade, de confiarmos em Suas orientações. Não, eu não pirei de vez, o Senhor fala conosco sim, basicamente através de Sua Palavra, a Bíblia, Ele nos dá as diretrizes para uma vida de Paz, de saúde e de felicidade.
Não confunda tudo o que tenho dito aqui como uma homenagem a preguiça ou comodismo, pois o Senhor não os aceita, pelo contrário, mas recomenda a cada pessoa que providência tomar, que atitude praticar, que movimento fazer em direção a consecução (realização) de algo e, assim, cumprir com Sua Santa Vontade.
Dessa forma, querido leitor, hoje, recomendo a você que tome o jugo do Senhor Jesus pra você e confie nas orientações que Ele, não apenas nos Evangelhos, como na Bíblia inteira, tem pra você. Assim você também aprende a descansar em Cristo e começa a caminhar rumo a vida que Ele sonhou pra você. Haverá esforços seus sim, mas eles jamais serão vãos e extenuantes (cansativos/exaustivos), se estiverem sob a vontade do Senhor, pois Ele já levou embora todo o peso que iria se abater sobre cada um de nós (Isaías 53:4, Mateus 8:17, 1 Pedro 2:24).
O trecho que transcrevi acima traz ainda muito o que comentar, voltarei a ele logo, até lá, confie no Senhor e em Suas orientações, semeie sua vida com a Palavra do Senhor para que possas colher comunhão com Ele e, assim, uma vida cheia de Paz e felicidade.
A Paz.
Assinar:
Postagens (Atom)