Como prometido, voltamos a Mateus 11, 28-30.
Dessa vez, vamos tratar da Humildade.
O Senhor Jesus, no trecho destacado acima, orienta assim: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e
humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
A Humildade é o completo oposto do orgulho, pois indivíduo orgulhoso se coloca em uma posição de auto-adoração e supervalorização e si e de suas vitórias, méritos e situações, a ponto de se tornar, para si mesmo, um ídolo que julga merecer homenagens e glórias dadas pelos outros.
O indivíduo humilde, por sua conta, vai em direção oposta, antes de tudo, coloca o Senhor Todo Poderoso em primeiro lugar, dá a Ele o trono merecido, de direção de sua vida, seus planos, vontades e sonhos em todas as áreas da sua vida. O humilde não se coloca em posição de idolatria, pelo contrário, dela foge, procura sempre se ocultar do júbilo coletivo e procura se manter anônimo, para que a presença do Pai, em sua vida, possa aparecer.
O Senhor Jesus é, incontestavelmente, o Filho do Senhor Todo Poderoso, contudo, em nenhum momento de Sua trajetória terrena, esboçou qualquer ato de soberba, rebeldia ou vaidade, pelo contrário, deu exemplo de Amor ao Pai e humildade ao ter sido apresentado no templo após nascer (Lucas 2: 21-24), batizado (Mateus 3: 13-17; Lucas 3: 21-22), ao ratificar (confirmar) e a cumprir a Lei (Mateus 5: 17-18), ao atribuir Seus méritos ao Senhor Todo Poderoso e obedecer a Sua vontade (Marcos 10: 18; Lucas 18: 19; Lucas 22: 42; João 5: 16-47).
A Humildade agrada e alegra o coração do Senhor, pois quem assim procura viver, vive à procura de realizar os anseios do Pai, que são justos e corretos e não nos colocam em riscos, pelo contrário, a Humildade atrai a obediência ao Senhor, que por si só é uma bênção.
O humilde obedece ao Senhor, guarda Seus mandamentos por Amor ao Pai e com alegria, como o próprio Cristo assim fazia e aconselhava a fazer (João 14: 21,24), assim, nos deu Ele mais uma diretriz segura para caminhar rumo a vontade do Senhor Todo Poderoso.
A Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário