Tomando por base, ainda, a passagem de Josué 7:1-26, fui tocado, novamente, a falar sobre a questão do Anátema.
O ego e o orgulho são um terrível casal que habitam dentro de cada ser humano, eles são bastante (não os únicos) responsáveis pelo pecado, se alimentam mutuamente e fornecem incentivo suficiente a carne humana, profundamente corruptível, mimada e egoísta.
"Nossa, parece até a filosofia!" Mas não é. Não se pode ignorar a ação do diabo e de seu séquito de demônios, porém, também, não se pode ignorar a predisposição existente de cada um para o pecado, para o erro.
Por conta do pecado no Éden, o orgulho entrou na raça humana, assim, o Homem, criado para ser um adorador do Senhor, inclinou-se para si mesmo, para suas próprias vontades e corrupções, desejos, sonhos e vontades, deixou, portanto, de priorizar a vontade do Pai.
Acã, na passagem descrita, permitiu-se tomar do que o Senhor considerou anátema (maldição) e, com isso, trouxe para dentro de seu povo um pecado tal que os enfraqueceu espiritualmente diante de seus inimigos. Novamente, qual é o teu anátema?
O que você angariou/acumulou/guardou durante a vida que hoje pode se tornar um tropeço para você? O que permanece em você que te enfraquece e alimenta o teu ego e o teu orgulho e ainda te motivam à prática do erro (pecado)?
Observe que, Acã, naquele momento breve de falta de domínio próprio, sucumbiu ao seu ego e ao orgulho e tomou para si algo que não deveria, que não era seu e que não deveria, jamais, pertencer a ele. Por um breve momento de auto-exaltação, por achar ser merecedor de uma riqueza, Acã desobedeceu ao Senhor e caiu em pecado, um pecado que manchou seu povo e trouxe derrotas.
O pecado é como uma infecção, ele começa motivado por algo, um agente (a tentação), mas precisa encontrar um solo fértil (um coração ególatra/egocêntrico/egoísta e orgulhoso) e sem vigilância (sem domínio próprio e sem humildade) para se propagar.
Acã não vigiou, olhou para si e acreditou merecer as riquezas e partiu para cima de seu intento, que era acumulá-las, assim, por silenciar, dentro de si, o amor e temor ao Senhor e dar voz a própria concupiscência, ele se permitiu pecar. Como eu disse antes, o diabo não pode ser ignorado, com certeza absoluta houve um pensamento de pecado lançado pelo inimigo, mas que encontrou terreno preparado para gerar frutos no coração de Acã.
Há vários momentos, na Bíblia, que percebemos que a auto-exaltação, como assinatura do orgulho que é, gera consequências graves. A passagem em comento, sobre Acã, é uma, entre tantas outras em que o Senhor nos adverte dos perigos do orgulho, do risco que o ego bastante alimentado pode trazer a vida de alguém. O próprio diabo caiu de seu lugar de anjo celestial para sua atual situação por conta de seu ego, tão inflado de orgulho, tão alimentado de vaidade, soberba, paixão e auto-exaltação.
Jesus Cristo, por Sua vez, vai em sentido contrário ao orgulho, ao ego. Jesus Cristo negou-Se a Si mesmo para fazer a vontade de Seu Pai, mesmo sendo, também, DEUS, Jesus não permitiu que o orgulho entrasse em Seu coração, nem que o ego nascesse dentro de Si. Antes, Jesus Cristo se esvaziou de Si mesmo, para Se manter cheio em Seu Pai, em Seu Espírito.
Jesus nos sinaliza o caminho ao qual devemos perseguir, nos revela as diretrizes as quais devemos buscar, pois Ele amou a Seu Pai antes de tudo e sobre tudo, e por Esse Amor, Ele colocou a vontade do SENHOR Todo Poderoso acima da Sua própria vontade, como podemos ver, por exemplo, no momento em que Ele ora no Getsêmani (Lucas 22:42).
Entrega teu anátema ao Senhor hoje, filho. Não deixe que esse anátema que tanto te fragiliza, faça você caminhar rumo a tua destruição. O Senhor não te criou para as trevas, para a tristeza, para a solidão, o medo e o frio. DEUS criou você para viver em comunhão com Ele.
Peça ao Senhor que te mostre onde está o teu anátema e que te ensine a te arrepender de suas faltas, peça a Ele que te ensine a Sua humildade, a humildade revelada pelo Senhor Jesus Cristo e, principalmente, peça a Ele que te ensine a Amá-Lo, como o Senhor Jesus O ama. Busque. O Espírito Santo do Senhor está a tua espera, ansioso para ouvir a tua voz e ter intimidade com você. Clame por Ele, não há anátema que resista ao Amor d'Ele por você.
A Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário