domingo, 18 de agosto de 2013

Jugo

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
Mateus 11, 28-30

Hoje, nesse primeiro blog, eu gostaria de comentar a referida passagem acima.A motivação surgiu enquanto eu assistia a um programa sobre a Bíblia e a ministração tratava do propósito de Jesus ao proferir as palavras ditas acima. 

O que mais me chamou a atenção, contudo, foi a reflexão feita sobre a palavra "jugo", isso mesmo, esta palavrinha me saltou a atenção e me fez pensar por uma noite inteira.

Na definição passada pelo ministrante, a qual pude verificar ser verdadeira, jugo corresponde a um pedaço de madeira, semelhante a uma grossa perna-manca ou parte de um troco, colocado no lombo de dois bois, um mais velho e outro mais novo, para que ambos, conjuntamente, pudessem levar o carro de boi (quem conhece agricultura e pecuária vai saber o que digo) e executarem a tarefa.

Na mesma análise, aquele palestrante chamou a atenção para o fato de que era (ou ainda é) um boi mais velho ao lado de um boi mais novo, no intuito de adestrar o boi mais novo sobre a tarefa que deveria ser executada.

Pois bem, tecidas as considerações acima, o ministrante asseverou que Jesus propôs a cada um de nós que tomássemos o jugo d'Ele, pois, diferentemente do jugo agropecuário, é um jugo suave, pois não contém farpas, imperfeições, espinhos ou pregos e, dessa forma, aprenderíamos com Ele como sermos preparados para uma vida ao lado do Pai Todo Poderoso.

Confesso que senti um tremendo choque quando parei para refletir sobre isso. Por tantas e incontáveis vezes li e repeti tal passagem bíblica, mas ainda não havia me sensibilizado para o real significado da proposta de Cristo, através de uma única palavra.

Não, Ele não nos comparou a bois, nem se comparou a um animal. Ele apenas propôs que nos despíssemos (largássemos) de nossos conceitos humanos e, através de uma simples analogia, que passássemos a confiar em Seus ensinamentos e, dessa forma, pudéssemos vir a ter a vida que Ele planejou para cada um de nós, pois a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2) e tem o propósito, também, de nos proteger de... nós mesmos.

Nossos conceitos, egoístas e imediatistas em sua esmagadora maioria, desejam nos conduzir rapidamente a satisfação de nossos anseios, ou seja, muitas vezes, tomados pelo desejo de nos sentirmos realizados, acabamos atropelando a ordem das coisas, muitas vezes, atropelando pessoas pelo caminho (normalmente as que amamos) e, no pior dos casos, a cada um de nós mesmos. 

Quando tomamos, para nós, o jugo do Senhor Jesus, aprendemos que temos a necessidade de dependermos d'Ele, de vivermos sob Sua leve vontade, de confiarmos em Suas orientações. Não, eu não pirei de vez, o Senhor fala conosco sim, basicamente através de Sua Palavra, a Bíblia, Ele nos dá as diretrizes para uma vida de Paz, de saúde e de felicidade.

Não confunda tudo o que tenho dito aqui como uma homenagem a preguiça ou comodismo, pois o Senhor não os aceita, pelo contrário, mas recomenda a cada pessoa que providência tomar, que atitude praticar, que movimento fazer em direção a consecução (realização) de algo e, assim, cumprir com Sua Santa Vontade. 

Dessa  forma, querido leitor, hoje, recomendo a você que tome o jugo do Senhor Jesus pra você e confie nas orientações que Ele, não apenas nos Evangelhos, como na Bíblia inteira, tem pra você. Assim você também aprende a descansar em Cristo e começa a caminhar rumo a vida que Ele sonhou pra você. Haverá esforços seus sim, mas eles jamais serão vãos e extenuantes (cansativos/exaustivos), se estiverem sob a vontade do Senhor, pois Ele já  levou embora todo o peso que iria se abater sobre cada um de nós (Isaías 53:4, Mateus 8:17, 1 Pedro 2:24).

O trecho que transcrevi acima traz ainda muito o que comentar, voltarei a ele logo, até lá, confie no Senhor e em Suas orientações, semeie sua vida com a Palavra do Senhor para que possas colher comunhão com Ele e, assim, uma vida cheia de Paz e felicidade.     

A Paz.

Um comentário:

  1. É um dos meus versículos favoritos. Não foi fácil entender que não preciso fazer tudo sozinha, com a força dos meus braços, Jesus está sempre comigo e me dá a força de necessito, nos momentos em que estou mais cansada; me orienta quando estou perdida; me faz olhar para Ele ao invés de meus pés... Ele é absolutamente maravilhoso, simplesmente levou sobre si toda a exaustão para que pudéssemos aproveitar a paisagem. Tem como não amar essa pessoa fantástica?

    ResponderExcluir