sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Solicitude pela vida

Em Lucas 12.22-23, Jesus ensina aos discípulos, e a nós, para não ficarmos apreensivos com as nossas vidas, sobre o que comeremos e sobre o que vestiremos, pois a vida é mais do que sustento e o corpo mais do que o vestido. Nos versículos seguintes, Ele mostra que Deus sustenta a criação com maravilhoso cuidado e beleza, sem que os corvos estejam preocupados em guardar o alimento para provisão futura e os lírios estejam preocupados em ser mais bonitos que qualquer outra flor. Em outras palavras, o Senhor sustenta cada ser vivo do planeta, não há motivo para nos inquietarmos e nem confiarmos mais em nosso braço do que em Deus.

Vivemos em um mundo bastante superficial, em que roupas, carros e viagens têm peso muito grande sobre como as outras pessoas nos enxergam, até maior que o caráter: o acessório tomou o lugar do principal. Para se adequar a este padrão e ser acolhido, buscamos administrar bem o que ganhamos, comprar o que aumenta o nosso conforto, nos divertir, ainda que o coração esteja completamente dilacerado. Fingimos que tudo está bem e esperamos que ninguém perceba o que se passa em nosso interior. Esquecemos do sacrifício de Jesus para nos libertar e voluntariamente nos prendemos nas preocupações mundanas e com que os homens pensam de nós.

Não estou incentivando o ócio e nem o descuido com as bênçãos recebidas, mas questiono o excesso de preocupação com as nossas necessidades e o apego que sentimos sobre as coisas que que o Altíssimo pode nos dar. Em Salmos 23.1, o Senhor promete que nada nos faltará, ou seja, Ele suprirá as nossas necessidades (em Mateus 6:11, "o pão nosso de cada dia, dai-nos hoje") e muito mais, basta pedir (como Ele orientou em Mateus 7:7, "pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abrí-se-vos-á").

Contudo, Ele também orientou que buscássemos, primeiramente, o Reino dos Céus, e tudo o mais nos seria acrescentado (Mateus 6:33, Lucas 12:31), ou seja, que déssemos espaço em nossas vidas para ter um relacionamento com Ele e a obedecer e a praticar aos Seus mandamentos.

Precisamos compartilhar (dividir) com o Senhor os nossos desejos e é sábio perguntar ao Santo Espírito (que foi enviado a nós para direcionar nossas vidas) se estão de acordo com a Sua vontade. Acredite, tudo que Ele faz é bom e para nos tornar melhores, ainda que Ele deixe de nos conceder algo, existe um propósito para isso.

A vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2). Confie n'Ele, e Ele tudo fará (Sl 37: 5).


A graça seja convosco.

Por Lucyanna Raposo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário