segunda-feira, 31 de março de 2014

A Paz

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” João 14:27

Paz não é tédio e muito menos ausência de problemas.

Essa maravilhosa dádiva que Jesus nos concede nos permite ter paz em nossos corações independentemente das circunstâncias externas. Sei que não é fácil entender que, mesmo em um mundo cheio de tantas atividades, exigências, cobranças, é possível olhar para o alto e descansar ao ver o rosto do Senhor.

O mundo oferece uma paz efêmera e circunstancial, nos coloca em uma ilusão em que se atingirmos determinada meta teremos tranquilidade e felicidade, mas sempre há um novo objetivo a ser alcançado, uma meta a ser atingida e mesmo quando tudo parece perfeito ainda falta algo que não se consegue definir ao certo. Existe uma inquietude que precisa ser sanada, uma necessidade de fazer alguma atividade para preencher o tempo e logo nos colocamos em outra jornada em busca de uma felicidade que está logo ali na frente, mas que nunca é alcançada. Qualquer distração provoca culpa ao invés de descanso.

A paz que o mundo proporciona simplesmente não é capaz de preencher o espaço que apenas Deus pode ocupar, e nem poderia. É em Deus que somos inteiros, completos, livres; é Seu Amor que nos transforma.

Jesus nos oferta uma paz completamente diferente daquela oferecida pelo mundo, pois afasta o medo, a insegurança, a ansiedade e muda inteiramente o nosso olhar... A partir do momento em aceitamos Jesus como Senhor e Salvador recebemos Sua Paz. É preciso, no entanto, tomar posse dela, saber o quanto ela é preciosa – custou Seu sangue – e se recusar a deixar que tribulações roubem a tranquilidade.

É claro que precisamos enfrentar os problemas, mas não precisamos fazer isso sozinhos, Deus prometeu estar conosco em todos os caminhos. Só precisamos pedir e aceitar (talvez a parte mais difícil) Sua ajuda; somos incentivados a lançar toda ansiedade sobre Ele (1 Pedro 5:7).

Quando fazemos isso começamos nos sentir diferentes ... em paz e mesmo quando o mundo parece desabar sabemos que somos protegidos das tempestades pela poderosa Mão de Deus e que não seremos abalados. Talvez Ele nos permita saber que existe uma tempestade, mas principalmente que estamos abrigados dela. Por saber que podemos nos refugiar em Deus os problemas deixam de nos consumir; eles ainda existem, ainda precisam ser resolvidos, mas não pela força de nossos braços e sim pela força e sabedoria do Senhor.

Seremos, então, direcionados pelo Espírito Santo e tudo vai ficar bem. Talvez não da forma que imaginamos a princípio, mas do jeito d’Ele e, portanto, perfeita. Com uma nova e surpreendente lição de confiança, entrega e amor, assim como Ele fez e faz por nós todos os dias.

Nós não precisamos carregar esse pesado fardo nos nossos corações, Deus oferece a leveza de Sua Paz, basta aceitar. O convite está feito, a escolha é sua.


A Paz

quinta-feira, 27 de março de 2014

Para onde tens levado Deus?

“O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! "  Deuteronômio 31:8

Este é um versículo impactante!

Nos mostra o quanto Deus se preocupa conosco e que não precisamos fazer absolutamente nada sozinhos, podemos contar incondicionalmente com Sua preciosa ajuda. Algumas vezes, tudo o que precisamos fazer é aquietar os nossos corações e ouvir Sua voz nos direcionando para cumprir as responsabilidades com o auxílio de Sua graça derramada sobre nós, às vezes Ele nos pede simplesmente para observar o livramento que nos dá e nos deixa boquiabertos com Sua criatividade e poder; em outros momentos nos indica onde e como devemos nos posicionar. Seja qual for o caminho que Deus escolheu para nós, Ele não nos deixa jamais.

Se estamos tristes, Ele está disposto a nos consolar; se angustiados, Ele deseja substituir o nosso pesado fardo por Seu jugo suave; quando pecamos, nos olha com carinho e deseja nos lavar, restaurar e levar de volta para Seu colo.

Por amor e respeito a Seus filhos, Deus não invade a nossa intimidade, não nos obriga a amá-Lo e nem a compartilhar a nossa vida com Ele, o que não significa que Ele tenha nos deixado ou que Seus olhos se desviem de nós.

Já parou para pensar que onde quer que andemos Deus está ao nosso lado? Sim, Ele está disposto a fazer por nós mais do que imaginamos, mas será que temos consciência de onde estamos levando Deus? Ele prometeu nunca nos abandonar e, acredite, não vai desistir de nenhum de Seus filhos; o Senhor pode nos alcançar em qualquer lugar.

A pergunta que faço hoje é também para mim: o que tenho feito Deus assistir? Que comportamento tenho assumido? A quais pensamentos tenho dado vazão? Se ninguém jamais soubesse, ou se não houvesse consequências será que meu comportamento ainda seria o mesmo?

Não se trata de ser politicamente correto, controle da mente, ou medo de severa punição por um comportamento ou pensamento inadequado, mas uma reflexão honesta sobre o que Deus espera de nós e como de fato estamos agindo.

O que guardamos no coração está visivelmente claro aos olhos de Deus, mesmo quando escondemos de nós mesmos. De fato, não estamos sozinhos e assim como Deus está conosco para nos ajudar Ele também está conosco quando pecamos e está esperando o nosso grito por socorro. Não que Ele não possa intervir, Sua misericórdia é a prova disso, mas sem o nosso pedido seria uma violência ao livre arbítrio que nos concedeu.

É o que Jesus, por meio de Sua vida nos ensina. Deus nos ama com Amor profundo, deseja nos abençoar, ter comunhão conosco, enviou Jesus para restaurar o que de outra forma estaria perdido e faz de nós Sua habitação permanente.

Não importa quão profundo e escuro é o abismo onde você se encontra, Deus está ao seu lado, não vai te abandonar. Basta um convite.

Jesus ainda está à porta. Deixá-Lo entrar é a melhor decisão que poderia tomar na vida, e a única da qual jamais se arrependerá.


A Paz.

terça-feira, 18 de março de 2014

A Graça

E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.
Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um ômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.
E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos.
Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer.
E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.
Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.
E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.” Êxodo 16:15-22


A cada manhã, o Senhor providenciava o alimento necessário a Seus filhos, o necessário e suficiente para cada um, nem mais nem menos. O que era recolhido em um dia não podia ser armazenado para o dia seguinte, de outra forma não haveria a confiança em Deus para a provisão diária, mas no esforço do próprio braço. Como resultado para este trabalho desnecessário o maná (pão, bênção) se estragava, ficava sem utilidade alguma.

Da mesma forma Deus atua em nossas vidas. Ele oferece a porção diária e suficiente de Sua graça para enfrentarmos o dia em plena confiança em Sua provisão. A graça é, além do favor imerecido, a capacidade dada pelo Espírito de Deus para nos guiar em todos os momentos de nossas vidas.

Aceitar Jesus como Senhor e Salvador é também reconhecer que não estamos sozinhos e que Deus vai providenciar toda a força, sabedoria, energia, discernimento de que necessitamos para enfrentar e vencer os problemas que se apresentam todos os dias.

Por que não parece tão simples? Porque ter a graça de que precisamos não significa que conseguimos ou sabemos utilizá-la. É como ter um super celular nas mãos, com vários aplicativos e usá-lo apenas para ligações, ignorando as demais funções. É um desperdício sem sentido.

Jesus se fez carne e se ofereceu em perfeito sacrifício para que tenhamos vida em abundância, para vivermos em comunhão com nosso Criador e Pai. Quando Deus mora em nossos corações temos tudo, absolutamente tudo, o que precisamos. Mas, assim como o povo israelita, precisamos recolher e utilizar a provisão para o dia ou teremos desperdiçados algo maravilhoso dado por Deus.

Se o dia for mais complicado que o usual, não se preocupe, a porção da Graça também será maior. Entregue seus caminhos ao Senhor, confie n'Ele. A grama do vizinho somente será mais verde se Deus estiver no jardim.

Aceite o presente que o Senhor de oferece todos os dias, não desperdice a graça disponível a você.

Vale a pena andar em Deus, Ele quer o melhor para Seus filhos.

A Paz.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Simplesmente louve!


"Louvai ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembléia dos justos e na congregação.
Grandes são as obras do Senhor, procuradas por todos os que nelas tomam prazer.
A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.
Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o Senhor.
Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança.
Anunciou ao seu povo o poder das suas obras, para lhe dar a herança dos gentios.
As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos.
Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.
Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.
" (Salmos 111)

Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.
A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.
Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.
O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo;
Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.
Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.
Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.
O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.
” (Salmos 112)

Louvai ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.
Seja bendito o nome do Senhor, desde agora para sempre.
Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do Senhor.
Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus.
Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas?
O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra!
Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado,
Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.
Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor.
“ (Salmos 113)
 
Simplesmente louve ao Senhor! Isso mesmo. Faça diferente hoje, apenas louve. As tempestades estão a te afligir? Louve ao Senhor! Não param de machucar você? Louve ao Senhor! Você está vivendo um sofrimento tremendo? Louve ao Senhor!

Os Salmos que transcrevi acima dão uma noção sobre o quanto é bom louvar ao Senhor. O próprio livro de Salmos, por Si só é um hinário, uma compilação de louvores a DEUS. Quantas vezes vemos os salmistas entoarem louvores ao Senhor em meio a alegrias, como em meio a sofrimentos? Inúmeras!

O Senhor é bom e Seu Amor e Misericórdia merecem ser exaltados, pois Ele nunca falha, jamais Se atrasa e quer para nós, nada além de muita felicidade, Ele mesmo assume Seu desejo de nos edificar, de nos restaurar, de nos colocar de pé e de fazer de nós vasos de honra, onde Ele mesmo é o azeite que irá nos preeencher!

"Eita, ele ficou maluco agora!" Acertei o seu pensamento?! E eu digo a você que não. Vivo na pele o que estou a dizer a você, por muitas vezes me vejo triste, pra baixo, por muitas situações que ocorrem em minha vida, pois sim, não é porque sou Cristão e dediquei minha vida a Jesus que os desafios acabaram, pelo contrário, eles brotam aos montes. Mas eu tenho a opção de me deixar levar pela frustração, pela tristeza e pela depressão, como tenho a opção de virar os meus olhos em direção ao Alto e agradecer ao Senhor por Ele ser Quem É pra mim, simplesmente TUDO na minha vida.

E eu escolho a DEUS! Sim, claro, a Ele. As promessas do mundo são todas vãs e vazias, os prazeres do mundo são efêmeros (breves e passageiros), as pessoas, mesmo as que amamos e que nos amam, são falhas, cometem muitos erros, não raro nos machucam, mas o Senhor permanece, e quando digo isso, é porque Ele não mente, não defrauda, não nos machuca, não nos hostiliza e nem maltrata, cumpre todas as Suas promessas e Ele é eterno, Ele já existia antes de tudo e de todos e vai continuar existindo, para toda a eternidade! Ele não falha e Ele me ama, Ele ama você, Ele ama a todos nós!

O Senhor escreve a nós um belíssimo poema de Amor a cada dia, o qual começa com o nascer do sol e vai além do fechar de nossos olhos para dormirmos, pois, até durante o sono, Ele permanece a nos afagar, a nos dar de Seu carinho e de Seu afeto. Belíssimo e incomparável é o Amor do Senhor!

Para Ele, o impossível nada representa, o Seu Poder transcende toda dificuldade, todo impedimento, derruba todo obstáculo! Por que, então eu não O louvaria, sabendo que é Ele que derruba todos os muros que me impedem de avançar e derrota tudo aquilo que se levanta para me afrontar? Por que, então, eu não O louvaria, sabendo que Ele é O Todo-Poderoso e que me Ama? 

Pois é isso mesmo, amados, Ele nos Ama. Louve-O, não importa qual seja o problema, não olhe para sua dificuldade, não dê a ela uma importância que ela não merece, vire os seus olhos para DEUS, louve-O, agradeça-O, tome sua posição no campo de batalha, como fez Josafá e seu exército, louvando a DEUS, e que tiveram a vitória, pois o Senhor venceu os inimigos de Israel. 

Louve-O, pois diante de todos os nossos erros, Ele não desistiu de nos amar, Ele venceu a morte por nós, quando o Senhor Jesus Se sacrificou por nós na cruz e levou embora tudo aquilo que nos derrotaria, apenas O louve, pois o Senhor é maravilhoso!

Hoje, eu decidi mudar minha vida, um pouco mais, eu decidi que nada e nem ninguém me colocará para baixo, eu tomei a minha posição do campo de batalha da vida, eu decidi que nada e nem ninguém irá desmerecer a vitória de Cristo na minha vida, hoje eu decidi que é muito melhor louvar e adorar a DEUS, pois Ele me ama e eu O amo e hoje eu decidi que abraço a vida e a nova história que Ele escreveu para mim, pois Ele deixou que minhas ruínas voltassem à vida, na beleza de Seu nome, me deixou voltar das cinzas, pois Ele reina para sempre e minha alma encontra refúgio, na sombra das Suas asas, e eu O amarei para sempre e para sempre cantarei a Ele*.

Louve ao Senhor. Faça da sua vida uma canção de Amor ao Pai, pois Ele escreve, para você, as mais belas poesias de Amor e Felicidade. Receba-O e louve-O, deixe que Ele seja tudo para você, pois Jesus te ama e deseja te fazer feliz. 

A Paz.

*Trecho, em itálico, traduzido e adaptado livremente da canção Glorious Ruins, do Hillsong Live.

domingo, 9 de março de 2014

Vale de Ossos Secos


“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.”  Ezequiel 37:1-10

Nos últimos dias fui bastante confrontada por este trecho. Já havia lido diversas vezes e a mensagem era sempre sobre restauração, sobre o Poder de Deus para criar vida em um cenário pouco provável. Ainda não tinha percebido como o Senhor faz a restauração.

Deus tem Poder infinito e por um único pensamento Seu poderia eliminar os ossos secos e a partir do zero criar um exército. No entanto optou por utilizar uma matéria-prima aparentemente sem valor. Vejo os ossos secos como os cacos da nossa vida, até mesmo a consequência dos pecados cometidos. Percebe onde quero chegar?

Todos nós temos momentos em nossas vidas em que o cenário parece desolador e sem perspectiva. O Senhor não ignora esse fato, mas nos pergunta se confiamos n’Ele o bastante para fazer brotar vida onde nossos olhos não conseguem enxergar. O profeta de forma bastante humilde e sábia reconheceu que apenas Deus conhecia a resposta e escolheu esperar a orientação d’Ele.

Então, Deus o orientou a profetizar. A profecia é uma oração com algo mais: é oração porque é uma comunicação com o Senhor, mas vai além porque é uma declaração dentro da vontade d’Ele, com a autoridade de quem está agindo em conformidade com Sua direção. Quando aceitamos Jesus em nossas vidas, O recebemos por inteiro e somos revestidos com Sua autoridade. Deus escolheu esperar as palavras do profeta para, diante dele, fazer o impossível.

Os ossos se juntaram de forma harmônica e o que era necessário, mas não existia e, até o momento não estava disponível, foi acrescentado. Surge a partir de ossos um exército. Mas ainda faltava o espírito! Sem ele a reconstrução é um enfeite, sem conteúdo. E Deus mais uma vez ordena a Ezequiel que profetize, mais uma vez o relacionamento com Deus deve ser contínuo para vermos Sua obra completa. É quando Deus coloca o espírito e a vida é plenamente restaurada.

Deus é capaz de transformar um vale de ossos secos em um exército grandioso. E pode fazer muito mais por você. Seu Amor, Seu Poder, Sua Misericórdia em nada foram reduzidos ao longo dos anos. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Infelizmente, tendemos a confiar mais em nossos pequenos braços, do que no Altíssimo.

Tenho conhecimento de causa, agi assim há poucos dias. E de uma forma muito carinhosa, amorosa Ele me mostrou onde e em que estava errando, me levou ao arrependimento e me perdoou, me pegou no colo e me mostrou o quanto sou amada e importante para Ele, o Senhor dos Senhores. Como se não fosse o bastante restaurou o que a culpa e a ansiedade tinham destruído.

Eu escolhi abrir a porta do meu coração e convidar Jesus para a ceia, deixar que o Espírito Santo me corrija e me transforme. Valeu a pena.

Jesus está à porta de seu coração, abra e se permita conhecer a pessoa mais incrível que existe.


A Paz.

Um pouco mais sobre a ansiedade



"O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima."  (Provérbios 12:15)

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.
"
(Mateus 6:25-34)

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." (Filipenses 4:6)

No último post, comentamos a respeito da ansiedade e vimos que ela é um fruto da rebeldia. Você imagina a razão? Ansiedade nada mais é do que falta de fé no Senhor, combinada a fé em si mesmo e o desejo descontrolado de saber o que está por vir, aliado a frustração em entender que não se consegue prever o que vem a seguir.

"Pronto, agora dificultou tudo!" Acertei a sua exclamação?!

Bem, a ansiedade ocorre quando tiramos nossos focos do que nos ensina a Palavra do Senhor e buscamos, em nós mesmos, a solução dos nossos problemas, contudo, ainda, queremos saber o andamento futuro de tudo o que está por vir, aí, como não se consegue, ficamos frustrados e ainda mais ansiosos. E o círculo vicioso recomeça e continua.

Melhorou? Espero que sim.

Quando permitirmos viver e agir com ansiedade, incorremos em rebeldia sim, você imagina o por que? É simples, pois o indivíduo tira o lugar que deve ser do Senhor  e dá a si mesmo para que governe a própria vida e tomar as próprias decisões, na ilusão de que, assim, será livre e que tudo ficará melhor. Como eu disse, é uma ilusão.

A sabedoria do Homem é bem limitada, pois fomos concebidos, pelo Senhor, para d'Ele dependermos e com Ele vivermos, quando alguém nega essa dependência humana do Senhor, abre, dentro de si mesmo, um terrível vazio, que será preenchido com toda a sorte de lixo espiritual que possa aparecer, pois esse espaço é o lugar que o Senhor entalhou para morar em cada um de nós.

Não fomos feitos para sentir ansiedade, é um sentimento tão ruim que destrói, numa assustadora, mas imperceptível, velocidade a vida do ansioso, pois ele passa a empreender todo o tipo de esforços, todos em vão, para solucionar os seus problemas, sem obter sucesso em nada. Aí entra a frustração, que deságua na depressão. Que triste!

Você entendeu agora por que é tão ruim estar e permanecer ansioso? Espero que sim.

Que tal, então, se livrar da ansiedade?

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:33) "Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." (1 Pedro 5:6-7)

Convido você agora a ter um relacionamento com o Senhor. Isso mesmo. Não tenha medo. Aí mesmo onde você está, não precisa de um ritual, apenas da reverência necessária a Ele e sinceridade vão ser bons para começarmos. Se você nunca teve um relacionamento com Ele ou se você teve ou tem, mas sente que a ligação está desgastada, não tenha medo, abre teu coração agora. Pede ao Espírito Santo que ore por você e leve ao Senhor aquilo que você não consegue espontaneamente dizer, peça a Ele que revele a você o que você precisa fazer, peça a Ele para conhecer Jesus. Simples assim. No mais, Ele conduzirá o processo e você só precisa orar sempre, isso mesmo, estar disposto, comunicar a Ele, todos os dias, que você O deseja em sua vida, que você quer que Ele participe de tudo o que você faz e pensa e que você quer que Ele te ensine a caminhar e a confiar nas orientações que Ele for te dar e, por fim, que leve embora de você toda a ansiedade e desperte, no teu coração, a fé que você precisa ter n'Ele.

Novamente é bom destacar que não estou encorajando você a deixar de estudar, de trabalhar ou de deixar de fazer suas tarefas necessárias, mas, sim, encorajo a você, como sempre, a buscar a orientação do Senhor para cada situação na sua vida, pois Ele sabe melhor do que você o que você precisa e Ele não falha. E Ele fará tudo para que você caminhe em total Paz e segurança, sabe por que? Ele ama você.

Agora, a ansiedade que você sentiu até aqui está a segundos de sair da sua vida. E Jesus está a segundos de entrar no teu coração. Abre a porta para Jesus, amado, deixa Ele entrar na tua vida e fazê-la completamente diferente e bem melhor. Agora depende de você. Ele tá te esperando.

A Paz.

sábado, 8 de março de 2014

Um pouco mais sobre o que é necessário


"Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas. (Pausa)
O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano Senhor que nos livra da morte." (Salmos 68:19-20)

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve
". (Mateus 11:28-30)

"Sobre jugo e fardo de novo?" Sim, sabe por que? Muitas vezes precisamos ser lembrados de quem é o Senhor. A razão? Nossos corações ansiosos e soberbos não nos deixam ver Quem Ele é!. 

"Acho que você está exagerando!" Não. Eu não estou exagerando. Talvez eu esteja a experimentar um dos meus maiores momentos de moderação e tranquilidade, ainda que esteja vivendo em um mundo de caos e dificuldades. Você sabe por que? 

Sou lembrado e encorajado, todos os dias, que o Senhor é soberano em tudo o que faz e a Sua Sabedoria vai além da minha compreensão, de todo o meu entendimento, de todo o meu conhecimento e de toda a cultura e experiência que aprendi e apreendi durante a minha vida.

Diante disso, eu pergunto a você, por que eu devo me exasperar? Por que eu deveria andar ansioso? 

Fui bastante confrontado por esses dias, anteontem, por sinal, pois me foi mostrado que ansiedade, assim como a teimosia, são frutos da rebeldia, que, por sua vez, é irmã gêmea idêntica do orgulho. Pense na sensação de vergonha que senti ao ter sido levado a essa constatação! Nunca desejei tanto me esconder de tanta vergonha que senti, até que lembrei que, aonde quer que eu fosse, os olhos do Senhor estariam por sobre mim e, novamente, fui levado ao arrependimento no coração e ao perdão do Senhor.

Por que digo isso a você? Melhor, por que fui levado a dizer isso tudo a você? Bem, eu não sei o que você deve estar vivendo, talvez em dificuldades, ou em momentos tristes, talvez você esteja vivendo sob pressão, embaixo de muitas cobranças e exigências. Mas eu quero, também dizer a você, que o Senhor, o Todo Poderoso nos oferece a chance de caminhar conosco, de nos levantar do chão em que nos colocamos após um tropeço ou uma queda, nos dá a oportunidade de um novo começo, sem cobranças, sem exigências, sem pressão.

O Senhor alivia nossas cargas. Sim, isso mesmo. O convite d'Ele é para que sejamos aliviados de nossas cargas, que nós mesmos colocamos em nossos frágeis, mas muito orgulhosos, ombros e que confiemos integralmente n'Ele para caminhar, que confiemos integralmente nas orientações que Ele tem a nos dar.

Aí o seu coração grita para você que é impossível viver assim, que é muito difícil abrir mão do controle que pensamos ter sobre nossas vidas e nossos destinos, e, digo a você que, de fato, no início, é complicado mesmo, pensarmos da forma que o Senhor deseja, pois fomos ensinados, à exaustão, que somos os únicos responsáveis por nossas vidas e que tudo depende de nós para que seja conquistado e realizado.

E se eu disser a você que isso é engano? 

"Pronto, meu mundo caiu!" ou "Agora ele enlouqueceu de vez! Vou desligar isso aqui e ler outra coisa!", provavelmente devem ter sido as exclamações de muitos. Eu entendo. Não estou aconselhando você a ser uma pessoa ociosa e que fique esperando para que tudo venha a seu encontro sem nenhum esforço de qualidade. Pelo contrário.

Apenas digo a você que não precisa virar a noite, sem dormir, buscando uma solução, quando ela pode estar a segundos de você. Quando você ora, quando você confia no Senhor, Ele mesmo se encarrega de te dar a direção e o conselho que você busca. Isso mesmo, queridos e queridas, quando confiamos n'Ele, d'Ele vem toda a direção e conselhos para que nossas vidas sejam tratadas e melhoradas.

Mas isso depende de algo fundamental, e que já falamos aqui inúmeras vezes e a Bíblia fala em todos os momentos, depende de um relacionamento vivo, constante e verdadeiro com o Senhor, ou seja, um relacionamento não baseado em circunstâncias e ocasiões, mas bem fundamentado e enraizado no Amor que Ele tem por nós e nós por Ele e na Fé que precisamos para sermos alimentados pela Sua vontade.

E neste momento você já deve estar ansioso ou ansiosa para saber como começar um relacionamento com o Senhor, ou, simplesmente, renovar a sua ligação (pois você deve sentir que ela esteja desgastada, rompida, ou provavelmente muito frágil) com o Pai e eu digo a você que lance essa ansiedade aos pés do Senhor e ore ao Pai, com simplicidade, sinceridade e coração aberto, que você diga a Ele o que sente, que você quer se arrepender das bobagens que fez e quer ter com Ele um relacionamento vivo e sincero, através de Jesus Cristo e sob os conselhos do Espírito Santo. Pronto. Simples assim. Sem floreios, sem palavras difíceis ou rebuscadas. Sem grandes atos, apenas simplicidade.

O Senhor nos ama e quer fazer de nós vasos de amor, honra, paz e alegria, pois Ele será o conteúdo desses vasos, pois o que Ele mais deseja é viver dentro de você, no centro do seu coração. Eis que Ele está a porta e bate, deixe-O entrar, cear com você e fazer novas todas as coisas, inclusive, um novo e mais feliz você.

A Paz.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Um pouco mais sobre obediência e sacrifícios


"Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos." (Salmos 50:23)
"Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
" (Salmos 51:16-17)

Como você se relaciona com o Senhor? Você já se fez essa pergunta? Você se relaciona com o Senhor de forma contínua, por causa d'Ele ser quem é, ou se relaciona com Ele de forma ocasional, apenas por conta das bênçãos que Ele pode te prover? Tire uns segundinhos para se examinar.

É lamentável, mas é verdade, a maioria (esmagadora) de nós busca ao Senhor apenas nos momentos difíceis, de tristeza, em resumo, de tribulações. Poucos são os que buscam um relacionamento real com o Senhor, baseado no Amor a Ele e na certeza de que Ele é presente em todos os momentos, sejam de tribulações, como os de Paz e Alegria.

Os trechos extraídos de Salmos, como o trecho de 1 Samuel 15:22, no post anterior, nos dão a exata idéia do que, realmente, agrada ao Senhor e, certamente, em todos os trechos aqui mostrados, Humildade e Gratidão diante do Senhor Lhe movem o Seu coração, pois são produtos de um relacionamento verdadeiro com Ele, fundado em Amor e não em interesse.

Talvez minhas palavras aqui estejam um pouco duras, de fato, estão sim. É triste observar que o Homem busca um relacionamento de barganha, no qual procura se sujeitar a DEUS somente para obter algo, quando, na verdade, deveria procurar amar o Senhor e a Sua vontade antes de qualquer coisa e não quer usá-Lo como um mero provedor de bênçãos.

Digo e repito, somos nós que devemos servir e buscar a agradar ao Senhor primeiramente, não o contrário. A parte d'Ele é feita todos os dias, Ele te acorda, te dá oportunidades, te mostra caminhos, te revela o que Ele deseja para você, que é sempre o melhor e garante aos que lhe obedecem que as bênçãos irão correr ao seu encontro. Isso tudo Ele faz por Amor, nada do que Ele te pede é para teu prejuízo, todos os mandamentos d'Ele visam a sua proteção e preservação.

Não busque ter com o Senhor um relacionamento apenas de barganha, eventual, ocasional ou sazonal, busque um relacionamento sólido, constante, baseado em Amor, busque viver na Sua companhia, sendo dirigido pelo Seu Espírito, vivendo na Paz deixada pelo Senhor Jesus, busque a certeza e a verdade que existem no coração do Pai, busque viver no centro da vontade do Senhor, em obediência e com gratidão permanentes. Busque. É simples. 

Permita-se ser atraído pelo Amor do Senhor.

A Paz.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Obediência e sacrifício


"Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros". 1 Samuel 15:22

Os sacrifícios eram trabalhosos por isso demostravam disposição para agradar a Deus ou arrependimento e desejo de mudança no comportamento. Quando Jesus morreu na cruz realizou o sacrifício perfeito, e depois deste nenhum jamais seria necessário, mas apesar disso ainda insistimos em acréscimos.

Acredito que, quando não confiarmos o suficiente na graça do Senhor, sentimos a necessidade de fazer algo por nosso esforço para completar o que apenas Jesus pode fazer. Se cometemos um erro, tentamos compensá-lo com um presente que julgamos agradável ao Senhor (o sacrifício) ao invés de receber, pela graça, o perdão e nos submetermos à correção e restauração que o Senhor opera em nós.

Ou ainda, usamos o sacrifício para aplacar a nossa consciência sobre um pecado cometido voluntariamente. É quando antes de realizar o ato de desobediência, calculamos o possível custo de uma reparação e analisamos se vale a pena.

A balança do custo-benefício decide pela obediência ou desobediência, e por isso lembra muito as indulgências, um preço pré-tabelado a ser pago pelo pecado. Por exemplo, uma oferta de grande valor à igreja ou instituição de caridade para não pensar no imposto de renda fraudulento, ou na forma desrespeitosa com que trata a família. Nesse caso não existe o arrependimento, mas uma válvula de escape os gritos da consciência. Olhando por esse lado vemos o quanto esse comportamento é absurdo.

A obediência não apenas traz bênçãos, mas agrada ao Senhor. É uma demonstração de amor e humildade, pois negamos nossa voluntariosa carne (desejos) e confiamos o controle de nossas vidas ao Senhor, mesmo que não tenhamos a mais vaga ideia da forma como Ele vai agir.

Para obedecer é necessário conhecer a vontade de Deus, buscar um relacionamento. Exige tempo, dedicação, persistência e nem todos estão dispostos reorganizar a vida; é mais fácil escolher o martírio, que desperta nos homens admiração ou pena e chama atenção para si mesmo (uma forma um tanto quanto disfarçada do orgulho).

Deus prometeu que se o buscarmos de todo o coração o acharemos. A busca é de todo o coração e não nas horas vagas ou quando não temos outra distração mais interessante aos nossos olhos. Ele é Deus, o Senhor dos senhores, Reis dos reis, Ele não é qualquer um.

É bem interessante saber que quanto mais conhecemos de Deus, mais queremos d’Ele, que sempre nos surpreende: com Seu amor, Sua Misericórdia, Sua paciência, Sua Graça...

Viva tudo o que Deus tem para te oferecer, prefira a obediência ao sacrifício e viva envolto no Amor mais incrível do que você poderia sonhar. Seus braços estão sempre abertos.

A Paz

terça-feira, 4 de março de 2014

Oração

“Orai sem cessar.” 1 Tessalonicenses 5:17

“Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados
.” Tiago 5:13-15

Você provavelmente já ouviu que a oração move a mão de Deus, mas a oração é muito mais do que impelir o Senhor a fazer algo por você.

É através da oração que nos comunicamos com o nosso Criador, expomos nossos desejos, sonhos, frustrações, confessamos nossos pecados e, principalmente, estabelecemos um relacionamento pessoal com Ele. Por meio da oração quebramos esta barreira invisível criada por nós, convidamos Jesus para entrar nas nossas vidas e a permanecer nela.

Conversar, sem qualquer intermediário, com Deus é um tremendo privilégio, jamais uma obrigação. Não há necessidade de uma roupa especial, um tom de voz específico com palavras rebuscadas, um lugar determinado ou ficar horas ajoelhado. Cada um desses elementos pode vir a acontecer, e precisamos ter um momento tranquilo com o Senhor, mas podemos orar em qualquer lugar: no trânsito engarrafado, na fila do supermercado, enquanto esperamos ser atendido no consultório médico...

Deus está sempre presente em nossas vidas e a oração, mesmo curtinha, é capaz de aumentar a consciência de Sua presença. Ao manter esse canal de comunicação aberto, o Espírito Santo tem a liberdade para nos guiar de perto pois também nos dispomos a ouvi-lO. Jesus sempre separava momentos para orar ao Pai e Ele vivia em comunhão perfeita com o Senhor.

Nossa primeira reação a tudo deve ser buscar a Deus é pela oração que fazemos isso. Se estamos aflitos, sem saber o que fazer ou tão confusos que nos sentimos paralisados, não existe ninguém capaz de nos aconselhar com tanta sabedoria quanto o Espírito Santo, Ele se propõe a fazer isso e o faz com maestria. Ainda podemos pedir conselhos a pessoas, mas devem ser coerentes com a Palavra do Senhor.

Não devemos nos lembrar do Senhor apenas nos momentos de angústia, em que vemos o quanto precisamos da intervenção divina, mas compartilhar com Ele as nossas alegrias. Se somos capazes de agradecer por um presente recebido por pessoas, por que não agimos da mesma forma com Deus?

Sua presença é um presente grandioso, o melhor que poderíamos imaginar. Cantar louvores é uma forma de expressar gratidão por algo que jamais teríamos condições de conquistar por meio da força do nosso braço. Deus merece mais do que ver a nossa alegria, merece que compartilhemos nossas alegrias com Ele, que declaremos o quanto é bem vindo em nossas vidas e merece que tenhamos a consciência de que tudo de bom que existe em nossas vidas foi dado por Ele.

A oração não é um compromisso chato, em que olhamos para o relógio para ver se o tempo foi suficiente, ao contrário, precisa ser a melhor parte do dia, pois através dela podemos conversar com a pessoa mais maravilhosa que existe: o Pai.


A Paz

segunda-feira, 3 de março de 2014

Mais sobre Identidade




"E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.
E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.
E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante.
E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
" (Gênesis 39:1-9)

Quem é DEUS pra você? Quem é você em DEUS? Você já se fez essa pergunta?

José (não aquele que foi o pai adotivo de Jesus, mas um dos filhos de Israel, este que antes se chamava Jacó; para mais, sugiro que você leia o livro de Gênesis, na Bíblia), após ter sido vendido a Pontifar, como um escravo, após quase ter morrido, tornou-se administrador da casa de Pontifar.

Contudo, a esposa de Pontifar intentou ter relações sexuais com José e este negou-se, pois pecaria contra DEUS. José sabia quem era para DEUS e sabia quem DEUS era para ele. E você? Como você se vê? Como você vê DEUS para você? Eu repeti essas perguntas para instigar a você (e eu também), a refletir sobre quem, afinal de contas, somos. 

José entendeu que sua identidade era muito mais importante que um momento de prazer ou um padrão de comportamento pecaminoso, ele entendeu que a ligação que ele tinha com DEUS era muito maior e mais importante que deixar-se levar pelo momento e pelas circunstâncias, que ele não arriscaria Quem ele tinha consigo pelo que ele poderia ter, por um breve momento.

A palavra identidade não significa apenas aquele cartão verde (via de regra) que todo mundo leva na bolsa, a palavra identidade traz, em si, um significado muito maior, que é a ligação que te define, que te dá forma e conteúdo, que te dá um significado, que revela quem você é. No que ou em quem você está ligado? Você já pensou nisso?

Atualmente, tantos hábitos aos quais as pessoas se ligam, na busca por uma identidade, as fazem acreditar que são o que gostam, o que sentem ou o que praticam, ou seja, ligam-se as pessoas à coisas, situações ou outras pessoas que lhes dizem o que fazer para que, supostamente, se encontrem diante do mundo e possam afirmar quem acham que são.

Bem, isso tudo é um grave engano. Não somos nada do que fazemos, nem do que gostamos, nem somos algo por que andamos ou vivemos com alguém, nem somos o que sentimos, a real identidade que temos é a que DEUS nos deu, no momento de nossos nascimentos e que é reafirmada quando recebemos a Cristo, como Senhor e Salvador.

E você? Quem é você afinal? Um comportamento? Um sentimento? Uma aparência? Um desejo? Ou você é quem DEUS fez você pra ser? Você é quem DEUS planejou para ser? Que tal se fazer essas perguntas? Que tal refletir sobre cada uma delas?

O Senhor não nos fez para vivermos atrás de rótulos, o Senhor nos deu uma identidade, estampou em nós o selo de frutos de Sua vontade e a vontade d'Ele não é corrupta e nem distorcida, nem é borrada, pelo contrário, a vontade do Senhor é clara, precisa, correta e certa. Você não é um acidente do destino, nem obra do acaso, DEUS fez você como fruto de Seu Amor e de Sua vontade e o Senhor Jesus te sela com o Espírito Santo quando você O aceita, DEUS fez você para uma vida feliz, dentro da vontade d'Ele, não para o sofrimento, dor, corrupção e morte. 

Antes de qualquer coisa, antes de você encerrar esta leitura, faça uma avaliação pessoal, faça, também, uma oração ao Senhor, peça a Ele que te mostre quem é você, quais são os propósitos d'Ele para você e convide-O para entrar em sua vida, deixe que o Senhor Jesus entre e ceie com você, deixa Ele assumir o controle da sua vida, deixe que Ele seja o teu Senhor e Salvador.

Busque sua identidade. Busque a Jesus. Identificar-se com DEUS é muito melhor do que identificar-se com o mundo, pois o que o mundo oferece (inclusive os seus rótulos), uma hora se vão, pois tudo é passageiro, mas, DEUS é eterno, Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre e jamais deixará você.  E Ele está te esperando agora. 

A Paz.