domingo, 9 de março de 2014

Vale de Ossos Secos


“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.”  Ezequiel 37:1-10

Nos últimos dias fui bastante confrontada por este trecho. Já havia lido diversas vezes e a mensagem era sempre sobre restauração, sobre o Poder de Deus para criar vida em um cenário pouco provável. Ainda não tinha percebido como o Senhor faz a restauração.

Deus tem Poder infinito e por um único pensamento Seu poderia eliminar os ossos secos e a partir do zero criar um exército. No entanto optou por utilizar uma matéria-prima aparentemente sem valor. Vejo os ossos secos como os cacos da nossa vida, até mesmo a consequência dos pecados cometidos. Percebe onde quero chegar?

Todos nós temos momentos em nossas vidas em que o cenário parece desolador e sem perspectiva. O Senhor não ignora esse fato, mas nos pergunta se confiamos n’Ele o bastante para fazer brotar vida onde nossos olhos não conseguem enxergar. O profeta de forma bastante humilde e sábia reconheceu que apenas Deus conhecia a resposta e escolheu esperar a orientação d’Ele.

Então, Deus o orientou a profetizar. A profecia é uma oração com algo mais: é oração porque é uma comunicação com o Senhor, mas vai além porque é uma declaração dentro da vontade d’Ele, com a autoridade de quem está agindo em conformidade com Sua direção. Quando aceitamos Jesus em nossas vidas, O recebemos por inteiro e somos revestidos com Sua autoridade. Deus escolheu esperar as palavras do profeta para, diante dele, fazer o impossível.

Os ossos se juntaram de forma harmônica e o que era necessário, mas não existia e, até o momento não estava disponível, foi acrescentado. Surge a partir de ossos um exército. Mas ainda faltava o espírito! Sem ele a reconstrução é um enfeite, sem conteúdo. E Deus mais uma vez ordena a Ezequiel que profetize, mais uma vez o relacionamento com Deus deve ser contínuo para vermos Sua obra completa. É quando Deus coloca o espírito e a vida é plenamente restaurada.

Deus é capaz de transformar um vale de ossos secos em um exército grandioso. E pode fazer muito mais por você. Seu Amor, Seu Poder, Sua Misericórdia em nada foram reduzidos ao longo dos anos. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Infelizmente, tendemos a confiar mais em nossos pequenos braços, do que no Altíssimo.

Tenho conhecimento de causa, agi assim há poucos dias. E de uma forma muito carinhosa, amorosa Ele me mostrou onde e em que estava errando, me levou ao arrependimento e me perdoou, me pegou no colo e me mostrou o quanto sou amada e importante para Ele, o Senhor dos Senhores. Como se não fosse o bastante restaurou o que a culpa e a ansiedade tinham destruído.

Eu escolhi abrir a porta do meu coração e convidar Jesus para a ceia, deixar que o Espírito Santo me corrija e me transforme. Valeu a pena.

Jesus está à porta de seu coração, abra e se permita conhecer a pessoa mais incrível que existe.


A Paz.

Um comentário:

  1. Como o salmista afirma em Salmos 84:10, é maravilhoso habitar na presença do Senhor e isso decorre, justamente, da busca sincera por um relacionamento vivo com o Pai, que escolheu nossos corações para habitar. O Senhor não busca sacrifícios, nem rituais complicados, o Senhor busca, em nós, Amor, Humildade e Sinceridade, Ele quer de nós que nos coloquemos a Seu dispor, com corações abertos e livres de qualquer máscaras ou outros interesses que não sejam o de conhecê-Lo cada vez melhor e Ama-Lo cada vez mais. Muito além de bênçãos, a presença viva do Senhor vivifica-nos e nos leva ao nosso estado original, aquele para o qual fomos criados, de Amor e Adoração a Ele, de perfeita comunhão com o Seu Coração.

    ResponderExcluir