segunda-feira, 31 de março de 2014

A Paz

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” João 14:27

Paz não é tédio e muito menos ausência de problemas.

Essa maravilhosa dádiva que Jesus nos concede nos permite ter paz em nossos corações independentemente das circunstâncias externas. Sei que não é fácil entender que, mesmo em um mundo cheio de tantas atividades, exigências, cobranças, é possível olhar para o alto e descansar ao ver o rosto do Senhor.

O mundo oferece uma paz efêmera e circunstancial, nos coloca em uma ilusão em que se atingirmos determinada meta teremos tranquilidade e felicidade, mas sempre há um novo objetivo a ser alcançado, uma meta a ser atingida e mesmo quando tudo parece perfeito ainda falta algo que não se consegue definir ao certo. Existe uma inquietude que precisa ser sanada, uma necessidade de fazer alguma atividade para preencher o tempo e logo nos colocamos em outra jornada em busca de uma felicidade que está logo ali na frente, mas que nunca é alcançada. Qualquer distração provoca culpa ao invés de descanso.

A paz que o mundo proporciona simplesmente não é capaz de preencher o espaço que apenas Deus pode ocupar, e nem poderia. É em Deus que somos inteiros, completos, livres; é Seu Amor que nos transforma.

Jesus nos oferta uma paz completamente diferente daquela oferecida pelo mundo, pois afasta o medo, a insegurança, a ansiedade e muda inteiramente o nosso olhar... A partir do momento em aceitamos Jesus como Senhor e Salvador recebemos Sua Paz. É preciso, no entanto, tomar posse dela, saber o quanto ela é preciosa – custou Seu sangue – e se recusar a deixar que tribulações roubem a tranquilidade.

É claro que precisamos enfrentar os problemas, mas não precisamos fazer isso sozinhos, Deus prometeu estar conosco em todos os caminhos. Só precisamos pedir e aceitar (talvez a parte mais difícil) Sua ajuda; somos incentivados a lançar toda ansiedade sobre Ele (1 Pedro 5:7).

Quando fazemos isso começamos nos sentir diferentes ... em paz e mesmo quando o mundo parece desabar sabemos que somos protegidos das tempestades pela poderosa Mão de Deus e que não seremos abalados. Talvez Ele nos permita saber que existe uma tempestade, mas principalmente que estamos abrigados dela. Por saber que podemos nos refugiar em Deus os problemas deixam de nos consumir; eles ainda existem, ainda precisam ser resolvidos, mas não pela força de nossos braços e sim pela força e sabedoria do Senhor.

Seremos, então, direcionados pelo Espírito Santo e tudo vai ficar bem. Talvez não da forma que imaginamos a princípio, mas do jeito d’Ele e, portanto, perfeita. Com uma nova e surpreendente lição de confiança, entrega e amor, assim como Ele fez e faz por nós todos os dias.

Nós não precisamos carregar esse pesado fardo nos nossos corações, Deus oferece a leveza de Sua Paz, basta aceitar. O convite está feito, a escolha é sua.


A Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário