sábado, 3 de maio de 2014

Decisões, escolhas e caminhos

"Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem." (Salmos 17:5)

"Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. [...]
O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. [...]
Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." (Provérbios 16:2,9,25) 

"Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?" (Provérbios 20:24)

Decisões, escolhas e caminhos. Palavras que nos levam a refletir sobre uma pergunta comum e frequente em nossas vidas. Afinal, todos pensamos, muitas vezes durante nossas vidas: O que fazer?

Muitos são os nossos sonhos e tantos são os nossos projetos, vivemos em um tempo em que praticamente tudo parece ser regido por metas a serem atingidas e sonhos que precisam ser realizados, a ponto de querermos ignorar os meios e as consequências e buscarmos, num foco patológico (doentio), para tornar real tudo o que desejamos.

Amado, e se eu disser a você o quanto isso é perigoso? Se eu te disser que o preço pago é altíssimo e o risco é incalculável? Você acreditaria em mim? Bem possivelmente, você deve já estar me chamando de acomodado ou pessimista, mas deixa eu te fazer um último questionamento, só mais um. Deus faz parte dos seus planos? 

Tome uns segundinhos preciosos para ler as passagens transcritas acima. Eu aguardo.

Vamos lá.

Antes de mais nada, não é errado você ter um plano, não é errado você sonhar, nem você traçar algumas metas. O que torna tudo errado é o orgulho, que resiste em viver em cada um de nós, em olhar para si próprio e acreditar tão e unicamente, no esforço do próprio braço, no foco de uma mente egoísta e egocêntrica e um ego bastante inflamado.

Entendeu agora a razão das passagens transcritas acima?

O Senhor nos confronta sobre isso na Sua Palavra. Sim. Ele nos revela o quanto somos frágeis, corruptíveis e fracos. Ele nos revela que, continuar a agir por conta própria é certeza de algo, em algum momento, seja a curto, ou longo prazo, dará errado, se Ele não estiver a frente dos nossos planos, portanto, se nossos planos não estão dentro da vontade d'Ele.

Vamos tornar um pouco mais didático. Imagine que você quer andar (a pé mesmo) uma milha, debaixo de um sol escaldante, para chegar a algum lugar. Agora, pense que o que o Senhor deseja é que você caminhe duas ou mais milhas para atingir o objetivo que Ele tem para você, com um simples diferencial, Ele caminha do teu lado, te protegendo, direcionando, aliviando tuas cargas, e te fortalecendo para que você chegue ao final da jornada em total segurança e Paz. Ah, eu já ia esquecendo. Sem sol escaldante, sem cargas pesadas e nem esforços extenuantes, apenas o necessário, pois Ele irá cuidar de tudo, enquanto você estiver na Presença d'Ele. Entendeu a diferença entre agir sozinho e agir sob a direção do Senhor?

E se você não está convencido ainda, eu quero lhe mostrar, além das passagens transcritas acima, o que o Senhor nos afirma, em Jeremias 29:11: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."

Definitivamente, os fins não justificam os meios. A sabedoria humana é limitada e louca diante da Sabedoria do Senhor (ver 1 Coríntios 1:18,25). DEUS é onisciente, onipresente e onipotente, Ele tudo sabe, Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo e é o Todo Poderoso. E Ele criou a cada um de nós. Você ainda tem dúvidas de que Ele sabe o que fazer melhor do que qualquer um de nós?

E deixa eu te dizer mais uma coisinha. O Senhor Todo Poderoso nos ama! Sim. Por nos Amar de uma forma imensurável e inexplicável, por ter oferecido o próprio Filho, o Senhor Jesus, para nos salvar (João 3:16), por renovar suas infindáveis misericórdias (Lamentações 3:22) e por tantas outras razões que residem dentro de Seu Maravilhoso Coração, o Senhor quer escrever a nossa história segundo a Sua vontade, para que não haja erros, dores, sofrimentos e nem insucessos. Pois Ele nos ama. E deseja fazer maravilhas em nossas vidas.

Meu leitor amado, agora eu faço mais um convite a você. Sim. Mais um. Entrega seus caminhos a Jesus. Melhor. Entrega sua vida a Jesus Cristo! Ele nos ama tanto! Deixa Ele fazer de você o que Ele tanto deseja, deixa Ele dirigir os teus passos e realizar lindos sonhos na sua vida! Recebe o Amor d'Ele por você e tenha uma nova vida. Aproveita esse momento. Agora mesmo. Ele tá aí. Do seu lado, querendo muito te ouvir. Abre o teu coração para Ele. Sem medo. Ele te ama.

Ele nos ama. Isso faz toda a diferença.

A Paz.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário