domingo, 11 de maio de 2014

Transborde

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

O Salmo 23 é provavelmente um dos mais conhecidos e queridos. Fala da provisão de Deus, do descanso que só encontramos n’Ele e que não precisamos temer ou nos preocupar com coisa alguma pois Ele está conosco e tudo vai ficar bem.

É curioso como o mesmo trecho pode se apresentar de várias maneiras e algumas palavras que antes não chamavam atenção parecem saltar aos olhos: “o meu cálice transborda” (final do versículo 5).

Que tal usar um pouco da imaginação? Visualize um cálice (ou copinho de plástico mesmo) sendo cheio; se tentar enchê-lo muito rápido pode deslocá-lo do local original, pode derrubá-lo e desperdiçar todo o conteúdo ou, ainda, pode ser que, de tão rápido, ao tocar no fundo do cálice o líquido seja catapultado para fora, sem preencher o copo.

Imagine, ainda, o mesmo líquido sendo delicadamente derramado no cálice, tocando cada pedacinho de seu interior até que fique totalmente cheio e, somente depois disso, começa a transbordar e tocar todo o exterior. E para transbordar é necessário que o fluxo seja contínuo.

Penso que o trabalho de Deus em nossas vidas seja muito parecido. Com cuidado e delicadeza nos enche de Seu Espírito e quanto mais confiamos em Deus, mais livremente o Espírito Santo flui em nossas vidas e tudo o que Ele é passa a ser o que nós somos, até que transbordamos de amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fé, mansidão e domínio próprio (Gl 5:22).

É essa vida plena, em comunhão com Deus que Jesus quer nos dar, quer participar de cada momento de nossas vidas, compartilhar as alegrias e nos consolar nas tristezas, nos conduzir em Seus caminhos e nos livrar do mal, moldar nosso caráter para que sejamos cada vez mais parecidos com quem realmente somos, como fomos criados para ser. 

Sem Deus somos incompletos, mas ainda temos todos os dias a opção de realizar nossas vontades egoístas e sucumbir ao pecado, nos afastando de Deus e de nós mesmos ou nos render à boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2) e deixar que Ele seja tudo em nós.

A segunda opção nos leva a Seu Amor incondicional e quando falharmos (pois ainda somos carne corruptível) Ele nos perdoa. Ainda precisamos nos arrepender dos pecados, confessar e voltar para o Senhor, mas não precisamos caminhar sozinhos e também não há necessidade de novos sacrifícios, o de Jesus foi perfeito e é suficiente.

E Jesus continua esperando o seu convite. Abre a porta e deixa que o Amor d’Ele inunde o seu coração e transborde com todas as maravilhas que Ele quer fazer em você, por você e através de você. Jesus te ama e quer fazer parte da sua vida.


A Paz.

Um comentário:

  1. Quando transbordamos no Senhor, O sentimos fluir com toda liberdade dentro de nós, deixamos de limitar Sua ação em nossos corações e permitimos que Ele seja tudo em nós, como Ele desejou, no início de tudo.

    ResponderExcluir