domingo, 27 de abril de 2014

Tempestades e aflições, Ele vence

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33)

Aflições, problemas, dificuldades, chame como entender melhor, dizem a mesma coisa. Você já se perguntou por que existem?

Imagine o seguinte, o carvão mineral sofre uma pressão absurda, vira diamante bruto, é extraído da terra, é lapidado, polido, e, por fim, ganha a vitrine de uma joalheria com um valor astronômico. 

E aquele móvel bonito e bem trabalhado que você tem na sua sala? Ele já foi uma árvore inteira que, certamente, foi arrancada de seu habitat natural, serrada, cortada, moldada e, ao final, posta a venda como um belíssimo sofá, mesa ou cadeira em uma loja de móveis.

E o ouro e a prata? São extraídos da natureza, passam pelo fogo, literalmente, são derretidos, formatados em barras, numerados e enviados para um ourives ou artesão que produzirá belas jóias ou belos artefatos que em breve estarão a venda, por preços altíssimos.

Você já reparou que, em todos os casos, a matéria-prima sofreu um intenso e doloroso processo de transformação para que ganhe novas e belas formas e tenha maior valor agregado?

Assim somos nós.

Passamos por uma infinidade de situações, nas quais somos provados e testados a exaustão, passamos pelo fogo purificador, por uma lixa bem áspera, serras, martelos e muitos instrumentos, você sabe qual a razão disso? Transformar você de um estado pecador em alguém santificado por DEUS. 

Afinal, somos o barro, e Ele é o oleiro (Jeremias 18:6).

Sim. É verdade.

Em Mateus 14: 22-27, temos o interessante momento em que os discípulos estão em um barco, em meio a uma tempestade, quando, de repente, avistaram Jesus caminhando, em meio a tempestade que sacudia o barquinho, sobre as águas. E, quando os discípulos O avistaram, em meio aquela situação adversa, chegaram até a admitir que se tratava de um fantasma, quando Jesus Se identificou a eles e para que não tivessem medo, pois era Ele ali.

Você já parou para observar o quanto essa passagem mexe conosco?

Amado, é muito fácil louvarmos ao Senhor em tempos de fartura e alegria, mas você consegue louvá-Lo em meio a dificuldades? Você consegue render graças a Ele em meio as tribulações que vive diariamente? Você consegue se alegrar no Senhor em meio a um trânsito congestionado ou uma imensa fila de banco ou supermercado? Você consegue vê-Lo em meio à tempestade? 

O Senhor nos ama incondicionalmente. DEUS é amor. Porém, Ele é santo. Assim como Ele é, Ele deseja que nos tornemos, por Amor. Verdade que, sozinhos, jamais conseguiríamos, por isso Jesus veio e Se sacrificou por nós e, através de Seu Sangue, somos redimidos, lavados, tratados e transformados.

Mas por que sentimos dor, afinal, durante a transformação? Por que passamos por tantos problemas em nossas caminhadas?

Em Salmos 119: 71, o salmista nos admite o quanto foi bom ter sido afligido, pois, assim, Ele aprendeu os estatutos do Senhor.

Somos pecadores. Isso mesmo. Não há, entre nós, um único homem que não precise passar por uma intensa purificação. Todos pecamos, por isso fomos destituídos da Glória do Senhor (Romanos 3:23), porém, por meio da Graça, que está à nossa disposição através do Senhor Jesus, somos transformados, de Glória em Glória, pelo Seu Maravilhoso Espírito (2 Coríntios 3:18).

Sim, amado, nenhum de nós está só! Nenhum de nós precisa caminhar e lutar sozinho. O Senhor deseja ser nosso companheiro de jornada, e, ao mesmo tempo que permite que aconteçam coisas conosco para nos colocar a prova, Ele mesmo coloca a solução a nossa disposição, Ele mesmo nos mostra como sair das dificuldades, pois como o Senhor Jesus preveniu, em João 16:33, nós passamos, estamos passando e passaremos por aflições, mas não devemos nos preocupar, pois Ele venceu o mundo.

Quando as aflições vierem, medite no que diz em Salmos 37:3-6: "Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia."

Medite na Palavra do Senhor, Seus conselhos salvam vidas, previnem decisões erradas e pavimentam o caminho rumo a Paz. A Paz que o Senhor Jesus nos deixou (João 14:27) e que não devemos e não podemos abrir mão.

Busque ao Senhor na alegria, na tristeza e nas dificuldades. Ele está sempre aqui. Não longe, mas bem perto. Nós que dificultamos o relacionamento com Ele, mas Ele não nos deixa, está sempre conosco, nos dando Amor, nos beneficiando com Sua infindável misericórdia e mudando nossas vidas com Sua Graça. 

É, Jesus venceu o mundo. E Ele permanece de braços bem abertos aguardando você e a mim. Que tal corrermos para o melhor abraço que existe?! Sim, pois Ele é vivo, eternamente. Jesus venceu. E você? Vai continuar aí olhando para sua tempestade achando que ela não acabará nunca? Sai dessa, amado! Jesus venceu tudo e vai vencer a tua tempestade. Apenas queira. Deseje. Abre a porta para Ele.

A Paz.

Um comentário:

  1. Deus é a Rocha eterna, inabalável e nenhuma tempestade pode diminuir Quem Ele é. Talvez a nossa percepção d'Ele, durante as tribulações, fique desfocada pelo simples fato de olharmos para o lado errado. Mas Deus sempre está perto, Ele prometeu nunca nos deixar e Ele sempre cumpre Suas promessas. Louve ao Senhor em todos os momentos e veja a tempestade se transformar em chuvisco, ao mesmo tempo em que seu caráter é provado. Jesus venceu, Ele vive em nós e por causa d'Ele venceremos também.

    ResponderExcluir