sábado, 26 de outubro de 2013

Leia a Bíblia

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8.32)


A Bíblia é muito mais do que um livro, foi divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça (2 Timóteo 3:16), em seus 66 livros, nos revela a vontade de Deus, Suas promessas e consequências para o pecado; é um manual de instruções para toda a vida. A Palavra do Senhor revela o conhecimento e a sabedoria aplicáveis à vida de cada pessoa individualmente, com as respostas de que você precisa.

Infelizmente, temos o péssimo hábito de testarmos todos os botões para descobrir como funciona ao invés de ler o manual e, via de regra, seguimos assim até que fazemos alguma bobagem bem grande. Só então, olhamos para o céu, para buscar a ajuda do Pai, para nos livrar de algo que deveríamos saber que era errado. A ignorância, portanto, não pode justificar o pecado.

A liberdade também está em saber que não somos frutos de um acidente, mas fomos feitos com um propósito e Aquele que nos criou nos guiará por seus retos e altos caminhos; bem como está em saber que, apesar de cometermos erros, somos muito amados, porém, que existem consequências para nossos atos, sejam boas ou ruins, a depender do comportamento adotado e, principalmente que Jesus Cristo passou por todos os tipos de tribulações sem jamais ter se contaminado pelo mundo. Ao contrário, demonstrou um amor inimaginável por todos nós e nos resgatou da prisão do pecado.

Conhecer as Escrituras também dificulta que sejamos enganados e ajuda a diferenciar as ordens e ensinamentos de Deus das tradições humanas, afinal é bem menos provável ser confundido em um assunto sobre o qual se tem maior conhecimento.

Paulo, devidamente inspirado, afirma em Colossensses 2:8 que “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”.  Por exemplo, se alguém me falar sobre mecânica de aviões, seja bobagem ou não, eu tomarei por verdade por que sou completamente ignorante nesse assunto. Mas se falar sobre bolos (meu hobby é cozinhar), de certo, teremos muito o que falar e não serei facilmente enganada. Com a Palavra é semelhante. Se você A estuda regularmente, não será ludibriado (enganado) por quaisquer ventos de doutrina (Efésios 4.14), pois haverá uma formação sólida sobre os ensinamentos do Pai.

Não estou afirmando que se deve ter doutorado em Teologia, mas, sim, incentivando a aprender a manusear a Bíblia e ter o hábito de lê-la todos os dias, pelo menos um pouquinho. Advirto que a leitura da Palavra é um hábito muito gostoso e uma vez adquirido, dificilmente será perdido. Você sabia que a leitura de três capítulos por dia é suficiente para terminar sua leitura no prazo de um ano? Trata-se de uma sugestão pedagógica apenas, não de um regra para a leitura da Bíblia. Mas é uma boa forma para começar. 

O Senhor se importa conosco a ponto de deixar instruções escritas sobre como devemos proceder e o que Ele espera de nós. Ele já sabia que teríamos dificuldades para entender as Escrituras, por isso, também, nos enviou o Espírito Santo, para que nos ajude a compreender a Bíblia. Conhece algum outro livro onde o Autor senta ao seu lado e explica tudo, de forma muito simples, bastando um pedido? Além disso a Bíblia fala da vida e dos ensinamentos do Senhor Jesus, motivo mais do que suficiente para dormirmos abraçados a ela.

A Bíblia não se contradiz, Ela é confirmada em Si mesma pelo agir do Espírito do Senhor. Portanto, se houver divergência entre o que alguém diz e as Escrituras, não tenha dúvidas, siga o que diz a Bíblia. Afinal, ainda somos falhos e cometemos erros, mas Senhor Todo Poderoso é forte, poderoso e sempre acerta. É Ele quem estabelece o padrão, e é Jesus quem nos justifica diante do Pai Altíssimo.

Convido a iniciar a leitura hoje, com o auxílio do Espírito Santo para que o entendimento seja completo, e nos seus momentos de angústia, quando o doce sussuro do Consolador parecer abafado, você possa recorrer as Escrituras e se lembrar de que Senhor sempre está ao seu lado e não existe nada em sua vida que ele não tenha compreensão, pois basta ver a vida do Senhor Jesus e tudo o que Ele fez e ainda faz por nós todos os dias.

É o próprio Senhor quem te ajuda a andar nos caminhos que Ele estabeleceu. Tenha a certeza absoluta de que o Ele te ama incondicional e profundamente, entende tudo o que você passa e tem o poder de transformar vidas, especialmente a sua.


A Paz.

Por Lucyanna Raposo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário