sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ainda sobre o refúgio em Deus


Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada; e o Senhor ilumina as minhas trevas.
Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro.
O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.
Por que, quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.
Faz ele os meus pés como os das cervas, e me põe sobre as minhas alturas.
Instrui as minhas mãos para a peleja, de maneira que um arco de cobre se quebra pelos meus braços.
Também me deste o escudo da tua salvação, e pela tua brandura me vieste a engrandecer.
Alargaste os meus passos debaixo de mim, e não vacilaram os meus artelhos.
2 Samuel 22:29-37

Deus é maravilhoso! Nenhuma palavra tem conteúdo suficiente para descrever Quem Ele é, nenhum sentimento é profundo a ponto de conseguirmos perceber Sua grandeza, nenhum raciocínio é capaz de desvendá-lO. E mesmo assim essa pessoa tão fantástica opta por fazer parte das nossas vidas. O que poderíamos oferecer sem que antes não nos tenha sido dado por Ele? Deus criou tudo o que existe com tamanha perfeição, delicadeza e sensibilidade que nos deixa extasiados.

Ele, simplesmente por Amor, Se propõe ser a Luz que revela o caminho e afasta as trevas, faz isso nos dando discernimento sobre os fatos que nos circundam, mostrando o próximo passo a ser dado, no tempo d’Ele, e torna suave o caminho antes íngreme e tortuoso.

Por Seu poder, é capaz de nos fazer atravessar muralhas intransponíveis (Is 25:12 e Hb11:30), derrubar gigantes (1Sm 17:50), atravessar rios caudalosos com os pés secos (Js 4:22). Por estar acima do tempo e espaço e ter criado a própria eternidade vê o que nossos olhos humanos não conseguem, tem conhecimento mais vasto que toda a humanidade junta e por isso pode nos conduzir em segurança por onde quer que coloquemos nossos pés.

Sua Palavra é alimento para o espírito, traz vida e nos dá o aconselhamento sábio e para todas, isso mesmo, todas as circunstâncias, talvez não diga o dia, mês ou ano, mas nos dá instrução para lidar com qualquer problema. Ao permitir que Ele aja em nossas vidas, podemos ter a certeza de Deus o fará com maestria, possivelmente de forma diferente da que imaginamos, porém com um resultado infinitamente melhor.

Se pela força do nosso braço não conseguimos alcançar os sonhos de Deus, Ele mesmo nos levanta, nos fortalece e nos dá o ânimo que precisamos para ir em frente. Por Sua benevolência, somos capacitados a fazer tudo o que nos é pedido, o Senhor jamais nos levará para um lugar inseguro ou onde não possa nos proteger.

Estamos tão acostumados com um mundo onde tudo tem um preço e uma intenção oculta; a gentileza é vista com desconfiança; a honestidade como tolice; as pessoas são descartáveis, meros instrumentos para alcançar um objetivo; falar em Deus é fanatismo e qualquer assunto que não envolva o próprio umbigo é, na melhor das hipóteses, chato. O mundo em que vivemos está doente e decadente, e sem Deus nos infecta e nos deixa tão debilitados quanto ele.

Somente Jesus foi capaz de habitar aqui sem se contaminar. Fez e faz muito mais: Seu Sangue nos lava e nos purifica. Nos promete um novo coração, uma mente renovada, uma vida transformada. Nos permite escolher entre a cura e a doença; a bênção e a maldição, a vida e a morte. É verdade que muitas vezes fazemos a escolha burra (me incluo nesse comportamento e peço desculpas se ofendi alguém), às vezes por ignorância, noutras a carne e o pecado prometem mais satisfação que do que a vontade do Senhor.

A boa notícia é que nosso Criador jamais deixou de cuidar de Seus filhos, nem de ser o Refúgio que é. Aceitar Jesus em sua vida é recebê-lO por inteiro, constantemente e não apenas como um visitante ocasional. É fixar sua residência em Deus, ao mesmo tempo em que Ele habita no seu coração.

Deus nos promete, apesar de toda a loucura em que estamos, ser mais do que precisamos, se deixarmos que Ele seja tudo o que queremos. O pecado que habita em nós pode nos levar a fazer grandes bobagens a cair muito feio, mas temos a opção de pedir ou não ajuda a Deus. A todo momento, o Senhor demonstra Sua grandeza, Ele é fiel em cumprir Suas promessas e nos ama poderosamente, nos protege de tantos males, muito deles nem sequer termos consciência.

O Altíssimo pode ser na Sua vida tua tudo que Ele promete, mas não vai impor Sua presença, não vai tomar à força o livre-arbítrio que te deu. Ele espera um convite seu, se permita ser surpreendido com a grandeza de Deus.


A Paz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário